Tilda Swinton dá vida a figurinos de Pasolini em apresentação em Roma
Vencedora do Oscar, Tilda Swinton dá vida a figurinos vistos nos filmes do diretor italiano Pier Paolo Pasolini em uma apresentação especial na qual o foco são as roupas.
Em "Embodying Pasolini", a atriz desempacota, exibe e experimenta os figurinos, às vezes com a ajuda do historiador da moda e curador Olivier Saillard.
A apresentação, que conta com cerca de 40 figurinos criados por Danilo Donati para "Édipo Rei" e "O Decamerão", entre outros, estreará na sexta-feira no pavilhão de exposições Pelanda do complexo Mattatoio de Roma e será transmitida pela internet.
"A apresentação é a criação de uma exibição e somos os curadores, e é real, não é fingido, não é uma ficção. Estamos criando uma exibição aqui", disse Swinton à Reuters nesta quinta-feira.
"O que as pessoas que assistem a apresentação veem são duas pessoas descobrindo como incorporar Pasolini, mas sinceramente, mesmo Olivier e eu não sabemos realmente o que estamos fazendo, o que acho que é um ótimo ponto de partida".
Os figurinos, que são mantidos na alfaiataria Sartoria Farani, incluem vestidos, capas e blocos de madeira usados para fazer chapéus vistos nos filmes.
Pasolini, também poeta e escritor, ficou conhecido por seus filmes pouco convencionais, como "Salò ou os 120 Dias de Sodoma".