Turistas israelenses e guia são mortos a tiros no Egito; entenda o caso
O ataque aconteceu neste domingo (8), na cidade de Alexandria; uma quarta pessoa, de nacionalidade egípcia, ficou ferida
Dois turistas israelenses e o guia turístico egípcio que os acompanhava foram mortos a tiros em Alexandria, no Egito, neste domingo (8), de acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Israel. Uma quarta pessoa, também egípcia, ficou ferida.
Um policial, suspeito de ter executado as três pessoas, foi detido, informou a agência de notícias Reuters. Ele disse às autoridades que perdeu o controle e "atirou aleatoriamente contra o grupo" após "ser provocado". Veja o vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Até a última atualização desta reportagem, as autoridades israelenses ainda não haviam declarado se as mortes têm alguma ligação com a guerra contra o Hamas, iniciada no sábado (7), após o grupo islâmico deflagrar um ataque surpresa com foguetes no sul de Israel.
Entre todos os países árabes, o Egito, que tem cerca de 100 milhões de habitantes, foi o primeiro a reconhecer formalmente o Estado de Israel.
O ministério das Relações Exteriores de Israel, disse em um comunicado, que as autoridades estavam trabalhando com o governo do Egito para trazer os turistas israelenses de volta para casa.
De acordo com a Al Jazeera, o ataque de domingo ocorreu no momento em que Israel realizava ataques aéreos na Faixa de Gaza enquanto lutava contra combatentes do Hamas, que mataram cerca de 250 israelenses após cruzarem o território israelense.
Pelo menos 313 palestinos foram mortos nos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza, que está sob cerco israelense há 16 anos.
Message to U.S. citizens: The Embassy is aware of reports of multiple foreign tourists killed in an attack in Alexandria, Egypt today, Oct 8, 2023. This incident may be related to ongoing hostilities in Gaza and Israel. U.S. citizens in Egypt should exercise increased security…
— U.S. Embassy Cairo (@USEmbassyCairo) October 8, 2023