Veja os 10 mandamentos para o sucesso de novelas da Record
Com a boa audiência de ‘Os dez Mandamentos’ emissora pode seguir a fórmula
Desde a estreia na Record, a novela bíblica Os Dez Mandamentos se destaca no horário nobre. Atraindo espectadores e ameaçando a programação das concorrentes, a atração é um sucesso de público atendendo às expectativas da emissora que investiu pesado na produção.
Siga Terra Diversão no Twitter
Mas além do investimento de cerca de R$700 mil por episódio, do roteiro e questões técnicas, há outros mandamentos que a emissora pode continuar seguindo para manter a boa audiência que conquistou com a novela.
Vamos aos 10 mandamentos:
Ex-globais
A novela está recheada de ex-globais. Seja em papeis principais ou secundários, eles estão presentes em vários (senão todos) os núcleos da novela. Basta assistir uma vez para começar a reação "olha só quem é!". São rostos conhecidos como Sérgio Marone, Sidney Sampaio, Juliana Didone, Vera Zimmermann, Giselle Itié, Mel Lisboa, Samara Felippo e a lista continua.
Crise de audiência da Globo
Já que a principal novela da TV Globo está mal das pernas e ainda se ajustando para conquistar os espectadores, a Record aproveitou para conquistar esse público. No ar no horário das 20h30, Os Dez Mandamentos se torna um programa atrativo por ser a única novela que não é de público infantil nessa faixa horária, contra também o Jornal Nacional.
(Ex)galãs
Junto com as reações de “olha só quem é!” também ficamos surpresos ao ver os galãs e ex-galãs que aparecem na novela. Roger Gobeth, Luciano Szafir, Giuseppe Oristanio e Sergio Marone são algumas das apostas deste mandamento.
Moda antiga
Ao contrário dos figurinos e maquiagem das demais novelas, e, claro, por se tratar de uma adaptação bíblica, as roupas e maquiagem são uma atração à parte em Os Dez Mandamentos. Cabelos curtos com franja e delineador no melhor estilo 'Cleópatra', sem falar das roupas onde joias e acessórios nunca são demais.
História bíblica
Como uma novela da Record não é surpresa ser uma adaptação de uma história bíblica. A emissora parece estar acertando em seguir essa linha, visto o relativo sucesso de José do Egito.
Musa
Para completar a fórmula de sucesso a heroína não só é uma ex-global como uma musa eterna; Giselle Itié é a mocinha heroína de Os dez mandamentos.
Hollywood brasileira
Parece exagero, mas diz-se que a Record de fato contratou os serviços de um estúdio de Hollywood para arrasar na produção dos episódios e efeitos especiais da novela. Nada comparado a Mutantes, outra atração da emissora que pecava nos efeitos. Investindo cerca de R$700 mil por capítulo, há quem diga que a novela é a versão brasileira da junção de O Rei do Egito com Game of Thrones. Nível internacional.
Não ser uma aula de religião
Apesar de se basear na história de Moisés, a novela não se torna pedante nem uma aula de religião. Pra além disso, as falas dos personagens quebram essa possibilidade com expressões bem modernas para a época.
Ir na contramão da Globo
Se esse é o principal motivo do sucesso de Os Dez Mandamentos ou não, andar na contramão da Globo está dando resultado. A novela que é totalmente o oposto de uma produção global está colhendo seus frutos.
Bombar com o Twitter
É fato. Quando um assunto bomba, ela vai parar no Twitter, e com Os Dez Mandamentos não foi diferente. A novela é o novo ‘casal’ da rede, com gente comentando, e, claro, criando novos mandamentos.
Mamãe tava reclamando no almoço de domingo que Os 10 Mandamentos não tá fiel à história. Po mae, a record transformou 20 pags em uma NOVELA.
— A$AP Hislla (@hislla) April 14, 2015
todo mundo sabe os 10 mandamentos ne gente por favor principalmente aquele q diz "chamai todos os seus amigos de miga"
— guilhermer (@guirelherm) April 20, 2015