64% dos brasileiros acreditam nas notícias exibidas na TV
Pesquisa da XP Investimentos afirma que a confiança no que se lê nas redes sociais não passa de 17%
O telejornalismo brasileiro tem sido duramente atacado nos últimos anos. O alvo mais frequente é a Globo.
Acusada de não ser imparcial, a emissora do clã Marinho já teve equipes de reportagem agredidas na rua e ganhou numerosos inimigos no meio político.
As sugestões de boicote ao canal, por enquanto, não surtiram efeito. A audiência dos telejornais da Globo continuam em alta no Ibope.
Uma pesquisa realizada pela XP Investimentos, uma das maiores corretoras de valores do País, e divulgada pela ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), explica esse bom desempenho de audiência.
Dos entrevistados, 64% acreditam na maioria das notícias veiculadas na TV. As três redes sociais mais populares (Facebook, Instagram e Twitter) e o serviço de mensagens WhatsApp possuem entre 11% e 17% de confiabilidade das pessoas consultadas.
‘O jornalismo profissional, exercido com independência e pluralidade, cumpre um papel essencial para enfrentar a disseminação de notícias falsas divulgadas pela internet’, diz o boletim da ABERT.
Veja também: