A Fazenda | Acusações de assédio geram guerra entre perfis de peões
Kamila Simioni tornou-se centro de uma polêmica fora de "A Fazenda 15", denunciada por assédio nas redes sociais e envolvida numa guerra de acusações com os perfis de dois participantes do reality da Record TV.
Simioni x Shay
Tudo começou quando ela decidiu apalpar as partes íntimas de Shayan Haghbin em um momento de descontração no começo da semana. A reação de surpresa e desconforto de Shay geraram reação da equipe do peão, que acusou Simioni de importunação sexual: "Sem consentimento ou justificativa de qualquer tipo, [Simioni] agarrou o órgão sexual dele, aparentemente procurando fazer graça".
Ao concluir, a manifestação dizia que medidas seriam tomadas, pois "os atos não harmonizam com uma sociedade democrática e serão tratados em todas as esferas cabíveis para que haja a devida responsabilização".
A equipe de Simioni retrucou afirmando que a peoa "nunca teve a intenção de cometer qualquer ato de importunação sexual ou violação dos direitos do participante Shayan". O perfil da peoa afirmou que o gesto foi parte de uma "série de interações anteriores no decorrer do programa", onde ambos participaram de "brincadeiras, trocas de gestos descontraídos e atos lascivos harmônicos, sem qualquer objeções ou reclamações prévias". E completou, afirmando que é "crucial distinguir ações de cunho malicioso e brincadeiras amigáveis que ocorreram em um contexto de camaradagem e interação mútua consentida".
Na festa de sexta (20/10), a peoa voltou ao ataque, dizendo para Shay: "Sempre vou te assediar, me denuncia. Me denuncia se você é homem o suficiente". O tom, porém, não foi de ameaça. Tanto que Shay respondeu rindo: "Não sou". E os dois saíram abraçados e rindo. Mas depois ela protagonizou novas cenas criticas nas redes sociais, em que tentou acertar as partes íntimas de Shay - e também de Henrique - com os pés.
Simioni x Lucas
Em resposta à reação dos internautas, a equipe de Simioni publicou uma foto que mostra Lucas Souza agarrando o bumbum da peoa durante uma dança, com a legenda indagativa: "Só é assédio se partir da Simioni?". A equipe de Lucas reagiu rapidamente, apontando que a imagem estava fora "fora de contexto" e defendendo que não houve assédio.
A imagem foi extraída de um vídeo em que Lucas e Simioni aparecem dançando. Lucas conduz Simioni pela cintura e, em um movimento rápido, toca o glúteo de Simioni, retirando a mão logo em seguida.
A defesa de Lucas foi enfática: "De modo algum houve assédio, pois se o vídeo for assistido na íntegra, ficará evidente que essa situação não ocorreu. Essas insinuações buscam prejudicar Lucas de maneira injusta, difamando sua reputação com acusações infundadas, o que configura um ato de calúnia".
Por sua vez, a equipe de Simioni retrucou, esclarecendo que a publicação não visava atacar Lucas, mas sim refletir sobre a disparidade de reações do público diante de situações semelhantes ocorridas no programa. "O objetivo do tweet citado foi direcionar uma reflexão sobre constantes ataques de ódio que a nossa peoa vem sofrendo por situações também cometidas por outros participantes, porém que não são interpretadas com o mesmo fascínio pelo público".