Agradável de assistir, ‘Chega Mais’ pode melhorar a partir de algumas correções
Programa matinal do SBT tem mais qualidades do que falhas, mas ainda patina na audiência
Em seu primeiro mês no ar, o ‘Chega Mais’ não conseguiu aumentar a audiência da faixa entre 9h30 e 13h30 do SBT na aferição feita pela Kantar/Ibope na Grande São Paulo.
O que faltou em pontos extras foi compensado pelo resultado comercial. O programa atrai grandes anunciantes para os intervalos e ações de merchandising no estúdio.
No geral, a atração comandada por Regina Volpato, Paulo Mathias e Michelle Barros tem saldo positivo. É agradável de assistir por ser despretensiosa, dar tempo generoso a conversas interessantes (incluindo pautas de prevenção de doenças) e ter momentos de humor.
Existe química entre os apresentadores. De perfis diferentes, eles se complementam. Ao contrário do que muitos previam, não há guerra de egos (pelo menos diante das câmeras). Os espaços individuais são respeitados.
Pesa contra a longa duração. A necessidade de preencher o roteiro gera oscilação na qualidade das pautas. Umas mais interessantes e melhor desenvolvidas do que outras.
Uma solução seria aumentar o número de matérias externas, recurso bastante usado pelas emissoras para atrair a atenção do telespectador que está fazendo o ‘zapping’, ou seja, passando canal por canal em busca de algo revelante.
A exibição de VTs também daria um fôlego aos apresentadores. Ficar tanto tempo falando quase sem parar produz cansaço físico e mental. Ao contrário do que pensa parte do público, fazer televisão ao vivo não é fácil.
Outra alteração potencialmente benéfica seria criar uma identidade própria para o quadro de culinária. No mesmo horário, há gente cozinhando na Globo (‘Mais Você’ com Ana Maria Braga), Band (‘The Chef’ com Edu Guedes) e RedeTV! (‘Manhã do Ronnie’, com Ronnie Von, e ‘Vou Te Contar, de Claudete Troiano).
O ‘Chega Mais’ poderia explorar algum nicho gastronômico para se diferenciar dos concorrentes. A frequente presença de famosos e chefs cria um ambiente divertido no fogão, porém, não difere do que já se faz por aí.
A estrutura do jornalismo do SBT poderia ser mais aproveitada. Uma produção ao vivo tem a vantagem de explorar o factual e os temas ‘quentes’ na internet.
As redes sociais viraram importante termômetro para a televisão. Não se pode desperdiçar essa oportunidade de atrair o telespectador atento ao noticiário do momento e, ao mesmo tempo, aumentar o engajamento on-line.
O ‘Chega Mais’ cumpre a missão de ser boa companhia à parcela de público que passa a manhã com a TV ligada. Feitos os ajustes imprescindíveis a qualquer novo programa, terá chance de crescer em audiência e abafar os boatos de que não vai durar muito.