Âncoras demitidos pela Globo recusam aposentadoria e se reinventam na internet
Carlos Tramontina, Renato Machado e Chico Pinheiro experimentam renovação profissional longe do canal líder de audiência
Ser demitido da Globo pode significar o fim da carreira para alguns. A outros, serve de impulso para recomeçar.
É o caso de Carlos Tramontina, de 66 anos. Treze meses após se despedir da emissora onde trabalhou por 43 anos, ele tem novo emprego. Aliás, dois.
Vai apresentar um jornal de segunda a sexta no canal de YouTube Flow News. Em breve, será visto também no comando de um programa na CNN Brasil sobre o combate da escravidão humana.
Ex-apresentador do ‘Bom Dia Brasil’ e ex-repórter especial do ‘Globo Repórter’, Renato Machado foi dispensado pelo canal em novembro de 2021.
Após um período de descanso, o veterano se dedica a criar conteúdo para seu perfil no Instagram, onde comenta sobre gastronomia e vinhos. Aos 80 anos, vive e trabalha como bon vivant.
Em abril de 2022, Chico Pinheiro deixou a Globo após 26 anos. Participou ativamente da campanha eleitoral de Lula à Presidência. Agora, às vésperas dos 70, volta ao batente como jornalista.
Acaba de estrear como âncora da 2ª edição do ‘ICL Notícias’, canal progressista no YouTube. Divide a bancada com a jornalista Roberta Garcia.
Estes três exemplos mostram a importância de não se abater após uma demissão, especialmente quando já se passou dos 50 anos.
Apesar do etarismo e da competição cada vez maior em todas as áreas, sempre é possível tomar novo rumo na carreira e encontrar o prazer de trabalhar em outro lugar.