Antes de 'Chaves', "Dona Clotilde" lutou em guerrilha contra ditador
3 jan2014 - 15h18
(atualizado às 15h37)
Compartilhar
Eterno sucesso de audiência no Brasil, o programa mexicano Chaves arrasta consigo gerações de fãs a cada exibição. A fama do seriado, assim como dos atores por trás dos personagens, também revelam histórias curiosas. A atriz Angelines Fernández, por exemplo, nasceu em Madri, na Espanha, chegou a lutar nas guerrilhas contra o ditador Francisco Franco, durante a Guerra Civil Espanhola.
Deixando seu passado combatista para trás e fugindo da perseguição na Espanha, Angelines foi par ao México em 1947, conforme conta o site El Ciudadano. Em seu novo país, conheceu o mundo do teatro e conheceu Roberto Gómez Bolaños, criador e protagonista de Chaves.
Assumindo o papel de Dona Clotilde, ou a famosa Bruxa do 71, se estabeleceu como grande personagem do seriado cômico, além de esquetes no programa Chespirito e também em filmes do cinema mexicano.
Angelines Fernández morreu no dia 25 de março de 1994 após enfrentar um câncer pulmonar. Por coincidência, a atriz morreu aos 71 anos, mesmo número que deu fama à personagem.
<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/chaves/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/chaves/iframe.htm">veja o infográfico</a>