Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apresentadora reage a comentarista de direita em caso de racismo “Tô me segurando”

Hélio Beltrão deixa Luciana Barreto contrariada em debate sobre vídeo de influenciadoras dando banana e macaco de pelúcia a crianças negras

1 jun 2023 - 09h16
Compartilhar
Exibir comentários

Na ampla repercussão na TV do vídeo com supostas influenciadoras ‘presenteando’ crianças negras pobres com banana e boneco de macaco, a abordagem feita por Hélio Beltrão destoou da maioria.

O comentarista conservador argumentou em ‘O Grande Debate’, na CNN Brasil, que não era possível confirmar o alegado racismo recreativo na atitude de mãe e filha que fizeram a trolagem postada em redes sociais.

“Legalmente, teria de se demonstrar que houve essa intenção (de discriminar racialmente). Para isso, a gente tem de ver o contexto completo. Não adianta ver um vídeo curto e chegar imediatamente a uma conclusão”, afirmou.

“Eu fiz o dever de casa, fui lá ver (no canal) o histórico completo delas de ajuda a pessoas vulneráveis. Ainda que haja a questão de ‘ah, elas estão fazendo isso para se promover’, mas acho que o exemplo arrasta. Elas fazem isso ajudando pessoas vulneráveis o tempo inteiro. (...) É possível que tenha acontecido sim (o racismo), mas é preciso ter a precaução. Socialmente, às vezes, a gente se precipita e condena.”

Ele disse ter pesquisado os perfis das acusadas e visto ‘brincadeira’ semelhante com uma pessoa branca. Por isso, não seria possível provar a discriminação racial na gravação polêmica com menores sem uma detalhada investigação. Sugeriu dar o “benefício da dúvida” às envolvidas.

Importante voz contra o racismo na mídia, a apresentadora Luciana Barreto não disfarçou o incômodo com a argumentação do comentarista de direita. Em um momento, chegou a se manifestar contra Beltrão.

“Eu tô me segurando aqui na cadeira porque não sou debatedora, mas você sabe, Hélio, que todo racista diz que não tem intenção, e o racismo recreativo é sempre esse, aparece em tom de brincadeira. Só que elas vivem no Brasil, a gente vê repetidos ataques a negros sempre utilizando a figura do macaco e da banana. Acontece nos estádios de futebol, nas lojas, em todo lugar”, desabafou.

O irmão de Maria Beltrão, do ‘É de Casa’, foi além em seu posicionamento controverso. Disse ver com bons olhos a “ajuda a vulneráveis” feita pelas influenciadoras que agora estão na mira da Polícia Civil e do Ministério Público.

Cabe aqui um questionamento do blog: oferecer uma banana, um bicho de pelúcia ou R$ 5,00 pode ser considerado um auxílio bem-intencionado da parte de um produtor de conteúdo que explora justamente essa condição social precária para ganhar audiência e faturar com a monetização nas plataformas digitais?

Outro comentário de Hélio Beltrão a respeito do ocorrido foi consensual entre os participantes do programa. Ele julga inadequado que crianças sejam expostas em trolagens em redes sociais sem autorização expressa dos pais ou responsáveis.

Luciana Barreto vê racismo recreativo explícito, enquanto Hélio Beltrão cogita "benefício da dúvida" às influenciadoras acusadas de discriminar crianças negras
Luciana Barreto vê racismo recreativo explícito, enquanto Hélio Beltrão cogita "benefício da dúvida" às influenciadoras acusadas de discriminar crianças negras
Foto: Reprodução
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade