Apresentadores se desentendem no ar por visões opostas sobre Israel
Amigos, Lucas Mendes e Diogo Mainardi protagonizam debate cheio de ironias no ‘Manhattan Connection’
Exibido no canal BM&C News, o ‘Manhattan Connection’ de domingo (12) teve um embate entre Lucas Mendes e Diogo Mainardi. O primeiro é crítico do governo de Israel e da ação militar na Faixa de Gaza. O outro defende incondicionalmente a caçada aos terroristas do Hamas em território palestino.
“Se continuar na matança, você não tem certeza de que vai eliminar o Hamas. Segundo, você está fabricando quantos Hamases?”, questionou o âncora, no estúdio em Nova York.
De sua casa em Veneza, na Itália, Mainardi elogiou um discurso de Joe Biden condenando a volta do antissemitismo no planeta e, especialmente, entre a população dos Estados Unidos.
Em seguida, criticou a decisão do presidente norte-americano de não enviar novas armas ofensivas a Israel por discordar de eventual invasão a Rafah, no sul de Gaza, onde há mais de 1 milhão de palestinos refugiados.
O jornalista classificou a medida de “equivocada, eleitoreira”. Com Donald Trump avançando nas pesquisas, o democrata estaria “traindo” a aliança com Israel por temer a perda de votos na eleição de novembro, quando tentará o segundo mandato. “Vitória para o Hamas é derrota para os palestinos.”
Lucas Mendes reagiu. “Eu, como pagador de imposto nos Estados Unidos, não quero gastar 1 centavo em bomba para matar palestino. Sou contra”, afirmou. “Tenho certeza que há milhões de americanos que também não querem ver o bolso deles transformado em bomba para matar palestino.”
Pela expressão facial, Diogo se mostrou contrariado com a posição do âncora, de quem é amigo de longa data. Lucas dobrou a polêmica. “Tudo que é contra Israel, agora é antissemitismo. Essa campanha nunca foi ‘abaixo o judeu’, contra o judeu.”
O veterano disse não ter encontrado nenhuma foto de algum judeu ferido nas recentes manifestações em Nova York. “Vocês transformaram numa onda antissemitismo. Não! O protesto era especificamente pró-Palestina. Defesa do palestino, não era contra judeu... Não tem nenhum judeu espancado.”
Ao lado dele na bancada, Caio Blinder, que é judeu, sinalizou divergir do posicionamento. Lucas e Diogo concordaram em um aspecto: os manifestantes erraram em não condenar o terrorismo do Hamas e não exigir a libertação dos reféns mantidos desde 7 de outubro.
Na sequência, o criador do ‘Manhattan Connection’ insistiu na controvérsia. “Vocês estão criando esse bicho”, disse, referindo-se à ideia difundida por apoiadores de Israel de que o mundo está contra o povo judeu.
“É sempre culpa dos judeus, Lucas”, ironizou Mainardi. “Os nazistas também achavam isso.” O âncora riu do deboche com teor crítico. “Nós somos paranoicos, somos paranoicos, estamos vendo perseguição”, afirmou Blinder, igualmente sarcástico.
@bmcnewstv Como a guerra entre Israel e o Hamas está afetando a corrida eleitoral dos EUA? Vem conferir um pouquinho dessa discursão, que foi levantada no último Manhattan Connection! #EUA #CorridaEleitoral #EleiçõesEUA #Biden #Trump #Guerra #Israel #Hamas #Palestina #Jornalismo #Economia #Mercado
♬ som original - BM&C News