Ator acabou eliminado de ‘Renascer’ por irritar direção da Globo: “Fui cancelado”
Taumaturgo Ferreira vinha de personagens populares quando sofreu um baque na carreira
Após interpretar papéis bem-sucedidos em ‘Hipertensão’, ‘Mandala’ e ‘Top Model’, Taumaturgo Ferreira ressurgiu como Zé Venâncio, um dos filhos do coronel Zé Inocêncio (Antônio Fagundes) na segunda fase de ‘Renascer’ em 1993.
O personagem urbano destoava dos tipos rurais de seu núcleo. A atuação e o sotaque passaram a ser criticados. “Eu tinha combinado uma coisa e segui fazendo aquilo. Talvez eu tenha sido mal-interpretado, acharam que eu fui arrogante”, disse ao jornal ‘O Globo’.
Rejeitado pelo público e sem apoio da direção da novela, Taumaturgo foi surpreendido com seu fim antecipado na novela. O autor Benedito Ruy Barbosa matou Venâncio em uma tocaia que tinha como alvo seu pai.
“Fiquei um tempo totalmente recolhido. Foi um episódio que afetou muito a minha carreira na época", contou o artista.
“Eu vinha num ritmo de ascensão na Globo e, de repente, fui cancelado. E aí todo mundo que não ia com a minha cara resolveu aproveitar para chutar cachorro morto. Demorou a passar.”
O artista só voltou a fazer um trabalho longo na emissora cinco anos depois, na minissérie ‘Labirinto’. Nunca mais fez um protagonista. Sua última novela no canal foi ‘Celebridade’, em 2005. Hoje está com 68 anos.
Na nova versão de ‘Renascer’, Zé Venâncio é interpretado por Rodrigo Simas. O personagem aparece apenas na segunda fase, com início previsto para 6 de fevereiro. O autor Bruno Luperi indica que vai manter a morte dele na trama.