Atriz de teatro é destaque na série 'Beijo, Me Liga'
- Arcângela Mota
Tayana Dantas nem tenta disfarçar o nervosismo em fazer seu primeiro trabalho na TV. Apesar da vasta experiência no cinema e no teatro, a atriz de 20 anos confessa que ficou insegura com o papel da fútil e divertida Monique, uma das protagonistas da série Beijo, Me Liga, que estreou no último dia 26 no Multishow. "Fazer TV era um medo que eu tinha por ser um trabalho muito rápido. Não sabia se ia dar conta porque sou artesanal, gosto de fazer tudo com calma", explica.
O programa acompanha a rotina de seis amigos que estão sempre conectados através do celular e das redes sociais. Na trama, Tayana vive Monique, uma menina de 18 anos que quer ser modelo, atriz ou jornalista. A personagem registra as aventuras da turma com o celular e posta tudo no blog que dá nome ao programa. "Por ser bem nova, ela ainda não tem a personalidade bem elaborada. O que ela quer é ser famosa, ser vista", analisa a atriz, que diz ser mais viciada em computador do que em celular.
Expondo questões comuns do universo adolescente, a série vem recebendo boas críticas e alcançando repercussão entre o público jovem. Mas nem mesmo tal receptivismo é capaz de deixar Tayana relaxada. "Acho que tranquilidade e arte são duas coisas que não combinam. Cada trabalho é uma experiência completamente nova. Essa é a graça de ser atriz", filosofa.
Tayana conta que ficou encantada com o programa assim que conheceu a proposta. No entanto, quando leu sobre sua personagem, a empolgação deu lugar à ansiedade. Isso porque a atriz teve de superar a timidez para trabalhar o lado cômico da Monique. "Eu sou muito séria e a Monique é engraçada. Tento falar o texto, por mais estranho que seja, da forma mais natural possível. Tem um tom de comédia sem ser pastelão", avalia.
Mas, se a timidez em alguns momentos atrapalha, foi graças a ela que Tayana iniciou a carreira de atriz. Por ser muito fechada, ela fez terapia a vida inteira. E foi com a ajuda da terapeuta que passou a se dedicar mais às artes, paixão que tem desde a infância. Tayana lembra até hoje o que sentiu quando pisou no palco pela primeira vez, aos sete anos. "Foi uma libertação.
A timidez acorrenta as pessoas, mas no palco pude ser eu mesma", empolga-se. Após ter feito vários cursos e recebido alguns prêmios por sua atuação no cinema e no teatro, Tayana resolveu sair de Vila Velha, no Espírito Santo, para fazer faculdade de teatro no Rio de Janeiro. A jovem atriz agora pensa em fazer uma novela, trabalho que falta em seu diversificado currículo. "Estou fazendo testes para uma novela. Ser der certo será ótimo, mas para mim o importante é trabalhar. O veículo não é o que mais importa", defende.
Enquanto não chega a hora de fazer sua estreia na TV aberta, a atriz continua a se dedicar aos cinemas. Atualmente, ela está filmando o curta-metragem Os Amantes Breves, de Pedro Gracindo. No início do ano que vem, ela começa a gravar, ao lado de Daniel de Oliveira, o filme O Guardião da Aldeia, de Luiza Lubiana.
Apesar da agenda cheia, a atriz ainda está na torcida para que seja feita uma segunda temporada de Beijo, Me Liga. "Ainda não está confirmado, mas a probabilidade é grande. Estamos na expectativa", conta.
O sucesso da série se reflete não apenas na possibilidade de uma nova temporada. Tayana conta que está feliz com o retorno do público, que tem feito vários elogios ao seu trabalho, principalmente através da internet. "Existe uma aceitação muito legal entre os jovens. As pessoas quase não me param na rua, mas meus perfis na internet estão bombando", diverte-se.