Atriz que fez 1ª Helena morreu de repente aos 48 anos e ressurge no Globoplay
Lilian Lemmertz foi uma das maiores artistas de sua geração e iniciou a sequência de heroínas imperfeitas das novelas de Manoel Carlos
Em 5 de junho de 1986, a jovem atriz Júlia Lemmertz, então com 23 anos, encontrou a mãe, Lilian, morta por um infarto fulminante. Ela completaria 49 anos dez dias depois.
Agora pode ser vista em ‘Baila Comigo’, novela de 1981 relançada no Globoplay. Na trama, interpretou Helena, a primeira das várias personagens de mesmo nome criadas pelo autor Manoel Carlos.
Na história da teledramaturgia brasileira, as Helenas – vividas depois por Maitê Proença (‘Felicidade’), Regina Duarte (‘História de Amor’, ‘Por Amor’ e ‘Páginas da Vida’), Vera Fischer (‘Laços de Família’), Christiane Torloni (‘Mulheres Apaixonadas’), Taís Araújo (‘Viver a Vida’) e a própria Júlia Lemmertz (‘Em Família’) – representam a brasileira com qualidades e defeitos que nunca desiste do amor. Uma anti-heroína movida pelo coração.
Na trama de ‘Baila Comigo’, a Helena de Lilian Lemmertz é uma mulher que na juventude engravidou de gêmeos ao se envolver com um rapaz rico.
Eles fazem um trato: cada um fica com um dos meninos, se distanciam e escondem a verdade. O destino se encarregará de aproximar os irmãos (vividos por Tony Ramos) e aflorar todas as culpas sufocadas por Helena.
Exibida às 8 da noite, a novela foi um sucesso de crítica e audiência. Marcou a estreia de Lilian na Globo após trabalhos na Band, Record, TV Tupi e TV Excelsior. A atriz conquistou alguns prêmios por sua atuação.