Autor cria cena com desculpa esfarrapada sobre o pen drive em ‘Mania de Você’
Trama arrastada com o dispositivo ultrapassado chega a ser cômica de tão ridícula
Rouba o pen drive. Esconde o pen drive. Pega o pen drive. Troca o pen drive. Cadê o pen drive?
Santa Clara, a padroeira da televisão, precisa nos dar muita, muita paciência para aguentar o vai e vem desse bendito (ou maldito) pen drive em ‘Mania de Você’.
No capítulo de quinta-feira (5), uma cena apresentou uma desculpa constrangedora para justificar Luma (Agatha Moreira) não ter armazenado as imagens do assassinato de Molina (Rodrigo Lombardi) em ambiente on-line.
“E você quer que eu acredite que você não salvou isso em nenhuma nuvem? Conta outra, por favor”, disse Viola (Gabz), referindo-se ao serviço de internet para guardar fotos, vídeos, qualquer conteúdo digital.
“Viola, como que eu vou colocar uma gravação numa nuvem? Você conhece o Mavi melhor do que eu. Ele tem acesso a todas as senhas, a qualquer coisa. Ele ia invadir essa nuvem. A única segurança que eu podia ter era o arquivo físico, um pen drive”, respondeu Luma.
A nepo baby acredita que Mavi (Chay Suede) seja o Superman dos nerds, capaz de invadir qualquer lugar. Ok, um hacker pode acessar uma nuvem, mas isso não justifica ela ter deixado a prova apenas num inseguro pen drive.
Poderia, por exemplo, ter espalhado cópias: guardar em um computador sem internet, enviar por e-mail ou pelo WhatsApp a pessoas de confiança ou baixar um aplicativo de armazenamento no celular. Mas é novela...
O telespectador precisa de uma overdose de benevolência com as inverossimilhanças, porém, há um limite à paciência. Nas redes sociais, a trama com fundo dramático virou piada.
“De novo pen drive? Além de modorrenta, ‘Mania de Você’ é outdated”, escreveu um usuário do X, lembrando que em ‘Avenida Brasil’, do mesmo autor João Emanuel Carneiro, o recurso do dispositivo sumido também se mostrou pouco convincente. Pior agora, quando quase ninguém o usa mais.
Outro internauta lembrou um deslize: Mércia (Adriana Esteves) roubou facilmente o pen drive deixado por Luma na casa de uma amiga, no Rio, e deixou outro no lugar. O modelo era o mesmo ou Luma não percebeu que era diferente? Como explicar que a senha do dispositivo roubado serviu para abrir o pen drive falso?
Teve um ‘xisteiro’ que criticou o deslocamento de Luma e Rudá (Nicolas Prattes) de Angra dos Reis atrás do dispositivo em outra cidade. “Ir até o Rio de Janeiro buscar um pen drive de um vídeo que pode ser baixado e enviado por e-mail ou por Whatsapp?”
Em resumo, o núcleo central de ‘Mania de Você’ gira sem parar em torno de um... pen drive. Esse lenga-lenga vai se arrastar até o final de março? Ninguém disposto a acompanhar a novela merece essa enrolação.