Bastidores de ‘Renascer’: ator sofreu pressão, fez plástica e se arrependeu
Revelado na versão original, Jackson Antunes ressurge com outro personagem na novela em que conheceu os dois lados da fama
Não são apenas as atrizes a sofrer com pressão estética. Alguns atores também são submetidos a um julgamento impiedoso sobre a aparência.
Aconteceu com Jackson Antunes na versão original de ‘Renascer’ em 1993. Alçado ao estrelado logo no primeiro papel fixo na TV, ele era visto como galã rústico e comparado ao astro norte-americano Charles Bronson, da franquia ‘Desejo de Matar’. Foi capa de um dos LPs com a trilha-sonora da novela.
Logo surgiram comentários a respeito de seu rosto. “Não aguentava mais ouvir dizerem que meu nariz era imenso”, contou à revista ‘Quem’, anos atrás. Era a volta do bullying sofrido ao longo da infância e adolescência, com feridas emocionais profundas.
A pressão foi tamanha que o artista aceitou a sugestão recorrente de se submeter a uma cirurgia plástica. Apareceu com narinas menores em ‘Irmãos Coragem’, de 1995. “Me arrependi amargamente (da cirurgia). Fiz até um cordel bem-humorado que se chama ‘Quero Meu Nariz de Volta’.”
O sucesso em ‘Renascer’ destruiu o casamento dele. Sua mulher, Telma, sentia ciúme das cenas de beijo na boca e do assédio das fãs. Ela morreu pouco depois da separação, deixando o ator com duas filhas.
Na ‘Renascer’ de 31 anos atrás, Jackson Antunes interpretou o jagunço Damião, papel assumido pelo cantor Xamã no remake que acaba de estrear na Globo. Convidado para a segunda fase da nova versão do folhetim rural, o veterano fará Deocleciano, braço direito do protagonista Zé Inocêncio (Marcos Palmeira).