O Ministério Público do Rio de Janeiro informou nesta terça-feira que encaminhou para a Polícia um pedido de instauração de inquérito policial "com a máxima urgência" por conta de uma abordagem ao tema da zoofilia feita por participantes do BBB 20.
"Não temos nomes dos envolvidos. O inquérito ainda será instaurado. O que podemos confirmar é que a 19ª Promotoria de Investigação Penal, da 1ª Central de inquéritos no MPRJ, recebeu hoje a ouvidoria pertinente ao assunto zoofilia e encaminhou para a 32ª DP para instauração de Inquérito Policial, com a máxima urgência", informou o Ministério Público por meio de sua assessoria.
Apesar de o comunicado não citar os participantes, no último dia 28 de janeiro houve uma conversa sobre zoofilia entre os participantes Felipe Prior e Mari Gonzalez.
"Tem gente que transa com animal", afirmou a ex-panicat. "É, gente. É anormal pra gente, mas é normal pra pessoa. E tudo bem, também, se a pessoa quer 'comer' o animal. Tudo bem", prosseguiu.
Ex-BBBs que se envolveram em casos de polícia - Ao longo de suas 19 edições, diversos participantes do 'Big Brother Brasil' acabaram se envolvendo em casos de polícia, por conta de fatos ocorridos durante o confinamento ou após sua saída do 'BBB', fosse prestando depoimentos para esclarecimentos, ou até mesmo indo para a prisão. Relembre alguns casos a seguir.
Foto: Paulo Belote / Globo / Divulgação | José Cordeiro / Estadão | Globo / Divulgação / Estadão
Rodrigo Leonel - 'BBB 2' - Rodrigo Leonel, campeão da 2ª edição do 'BBB', foi preso em 26 de agosto de 2007. Na ocasião, foi autuado em flagrante por tentativa de estelionato e homicídio no Parque do Peão, em Barretos. Ele teria adulterado o adesivo usado para entrar no estacionamento do local e, posteriormente, atirado seu veículo contra o porteiro Leonardo Lourenço, que precisou ser levado ao hospital. Ele foi liberado no fim da tarde de 28 de agosto de 2007, dois dias depois, após pagar uma fiança no valor de R$ 30 mil. Na foto, durante participação na 'Turma do Didi', ao lado de Renato Aragão.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Edilson Buba - 'BBB 4' - Em 26 abril de 2004, aos 32 anos de idade, o empresário Buba, que participou do 'BBB 4', foi preso em flagrante acusado de tráfico de drogas no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba. Na ocasião, ele retirou uma bagagem do guarda-volumes do local, na qual foram encontrados 18 comprimidos de ecstasy e 50 gramas de maconha. Em sua defesa, Buba afirmou que a droga teria sido colocada por fãs que teriam lhe cercado tempos antes para lhe pedir um autógrafo. O ex-BBB morreu dois anos depois, em Curitiba, após lutar contra um câncer.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Pablo Esposito - 'BBB 7' - O argentino Pablo Esposito (ao centro, na foto), que participou do 'BBB 7', foi preso em 6 de fevereiro de 2008 no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Na ocasião, ele e sua namorada, irritados por tererm perdido um voo para Buenos Aires, invadiram a ponte de embarque e quebraram um vidro usando o telefone de contato com a torre de controle. A ponte, no caso, era considerada um patrimônio da União, e o casal foi autuado em flagrante por dano qualificado. Relembre todos os estrangeiros que já passaram belo 'BBB' clicando aqui.
Foto: Kiko Cabral / Globo / Divulgação / Estadão
Daniel Echaniz - 'BBB 12' - O participante Daniel, do 'BBB 12', chegou a ser expulso da casa por "comportamento inadequado" e foi investigado pela polícia por um possível abuso sexual. Posteriormente, ele foi inocentado das acusações, já que, segundo o depoimento de Monique, a suposta vítima, não houve crime.
Laércio de Moura - 'BBB 16' - Laércio, do 'BBB 16', foi preso em 16 de maio de 2016, após denúncias de estupro e indução de menores à ingestão de bebida alcóolica. A Polícia Civil do Paraná chegou a divulgar conversas que o ex-BBB teve com uma menor de idade por meio de redes sociais.
Foto: Paulo Belote / Globo / Divulgação / Estadão
Marcos Harter - 'BBB 17' - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro chegou a denunciar o ex-BBB Marcos Harter, expulso do reality dias antes, por ter agredido sua namorada na casa, Emilly Araújo, com "fortes beliscões, que causaram um hematoma no braço esquerdo da vítima por motivo fútil, que seria ciúmes". Marcos foi indiciado por agressão e prestou depoimento na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá, à época.
Foto: Fabio Rocha / Globo / Divulgação / Estadão
Vanderson Brito - 'BBB 19' - Vanderson participou do 'BBB 19', mas precisou sair da casa para prestar depoimentos após ser acusado de estupro (posteriormente arquivada), agressão física e importunação, o que resultou em sua desclassificação. Na ocasião, ele afirmou que as acusações, de fatos que teriam ocorrido no Acre, onde mora, seriam mentiras.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Intolerância religiosa - 'BBB 19' - No 'BBB 19', a Delegacia de Crimes Raciais e Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro analisou supostos casos de racismo e intolerância religiosa que teriam ocorrido durante o reality show, em sigilo. A participante Paula, por exemplo, afirmou: "Tenho medo do Rodrigo, porque ele fala o tempo todo desse negócio de Oxum. Eu tenho medo disso, mas nosso Deus é maior".
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Como que você vai chegar no céu sem olho?' - Em uma conversa sobre doação de órgãos no 'BBB 19', Paula fez uma declaração que gerou polêmica nas redes sociais: "Como que você vai chegar no céu sem olho? Vai tá vivo o seu coração, o seu olho, em outra pessoa aqui, e você vai estar sem, lá no céu!"
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Pensei que ia chegar o maior 'faveladão', quando vi, o cara era branquinho' - Ao contar a história de uma amiga que teria sido esfaqueada, a participante Paula foi acusada de ser preconceituosa ao falar sobre a aparência do autor do crime: "Eu pensei que ia chegar o maior 'faveladão' lá, né? Quando vi, o cara era branquinho, morou não sei quanto tempo na Austrália, no Canadá, não sei..."
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Hétero não pega Aids' - No 'BBB 10', Marcelo Dourado, que viria a ser o campeão daquela edição, deu uma declaração equivocada e que precisou ser posteriormente corrigida: "Hétero não pega Aids, isso eu digo porque eu conversei com médicos e eles disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem".
'Hétero não pega AIDS' - Em 29 de março de 2010, uma decisão da Justiça Federal de São Paulo obrigou o 'BBB 10' a exibir um esclarecimento sobre a contração do vírus HIV à população. O apresentador Pedro Bial disse no ar que "as opiniões e batatadas emitidas pelos participantes do programa são responsabilidade exclusiva dos participantes deste programa. Para ter acesso a informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV, acesso o site do Ministério da Saúde".
Foto: Renato Rocha Miranda / Globo / Divulgação / Estadão
'As pessoas que têm ficam mais velhas, não duram mais de 40 anos, falecem, e a Aids acaba' - Durante uma conversa no 'BBB 14', o participante Cássio fez um comentário polêmico dando sua 'solução simples' sobre o problema da Aids no mundo: "O que o homem gasta de remédio pra Aids no mundo, se ele gastasse cerca de três vezes mais, apenas, em 40 anos acabava a Aids no mundo. Porque a Aids, dando pra todas as pessoas, entendeu? Ninguém pegaria. As pessoas que têm ficariam mais velhas, não duram mais de 40 anos, muitas vezes, falecem, e a Aids acaba". Na sequência, Angela respondeu: "Vamos matar todo mundo [risos] [...] Mas, gente, sabe o que mais me 'coisa'? Saber que a Aids surgiu do macaco. E que teve um idiota que foi transar com um macaco".
Foto: Reprodução de 'BBB 14' (2014) / Globo / Estadão
'Não tenho nada contra 'viado', agora, você lá e eu aqui' - Durante uma conversa que foi ao ar no 'BBB 7', em 2007, Felipe Cobra fez comentários que foram considerados homofóbicos: "Não tenho nada contra, tenho um monte de amigo 'viado', respeito, na moral, cada um com as tuas opiniões, com as tuas vontades, agora você lá e eu aqui, não entra no meu espaço não, parceiro. Não vem entrar no banheiro naquela de 'botar a mão' que vai tomar bolacha. Agora sentar pra trocar uma ideia, na moral, hoje mesmo, eu tava conversando com [...] um p*** de um amigo meu. E o cara é viado. E aí, mano? Não tem [problema]. Outra coisa é se expor, daqui a pouco você passa na rua e tem os 'viadinhos' te batendo porque você tá passando. Qual é, meu, tá louco? Na moral, sem condição."
Foto: Reprodução de 'BBB 7' (2007) / Globo / Estadão
'Homem com homem é nojento' - O participante Diego, do 'BBB 14', fez um comentário homofóbico e criticou também a adoção de crianças por casais gays: "Homem com homem é nojento. [...] Na balada, eu viro as costas e saio". Posteriormente, o apresentador Pedro Bial promoveu um debate sobre a questão entre os participantes do programa e defendeu a questão da adoção: "O desejo de ter um filho já é uma coisa rara entre casais heterossexuais. O desejo de adoção é algo precioso e muito raro. Você tem duas pessoas que têm esse desejo, essa crianças tem grandes chances de ter uma educação cheia de amor, respeito e cuidado".
'Quem nunca amarrou bombinha no rabo do gato não teve infância' - No 'BBB 19', o participante Maycon causou polêmica e foi acusado de maus tratos aos animais, sendo criticado até mesmo pela ativista Luisa Mell, após afirmar em uma conversa: "Já viu gato? Você coloca um adesivo do lado aqui no gato e ele fica andando assim [gesticula enquanto ri]. Nunca fez isso? Já amarrou bombinha no rabo dele?". Em seguida, diante de respostas negativas e reações de desaprovção, afirmou que seus colegas "não tiveram infância".
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Não faça igual a eles' - Em conversa com Diego, Maycon, do 'BBB 19', falou sobre a reação que teve quando viu Rodrigo e Gabriela, que são negros, ouvindo a música 'Identidade', de Jorge Aragão, durante uma festa: "Tava nessa cadeira, e tava o Rodrigo e a Gabi. [...] De repente senti um arrepio, começou a tocar umas músicas esquisitas, tá ligado? Aí olhei pros dois, tipo, num sincronismo legal. Achei legal, juro por Deus. De repente comecei a olhar, escutar uns negócios... Tipo assim: 'Não faça igual a eles'. Aí veio Jesus Cristo em minha mente. Não pra aqui, pra vida inteira. 'Se você fizer igual a eles, eles ganham mais força'."
Foto: Reprodução de 'BBB 19' (2019) / Globo / Estadão
'Respeito a religião, mas tenho certo medo' - Em conversa posterior, desta vez entre Maycon, Paula e Hariany, diversos internautas também apontaram intolerância religiosa. "Respeito a religião, respeito todas. Mas eu tenho certo medo. Porque já aconteceu muitas coisas comigo. [...] Fecharam os olhos, começou a tocar essas músicas e tal. Aí ela pegou e fez assim [gesticula]. Aí olhei pro lado. Olhei pro outro. Começou a ventar. Na hora começou a vir um monte de voz falando uns negócios pra mim. É porque acho que tava um pouco bêbado, e quando a gente tá bêbado, a gente fica mais vulnerável", relatou Maycon. "Falaram pra mim nem fumar o cigarro da Gabi, pra você ter ideia. Não aceita nem o cigarro", continuou, ao que foi respondido por Paula: "Os 'treco' adora cigarro e fuma pra c***, ela fuma pra c***. [...] Não vou falar o nome desse espírito aí, mas a pessoa dá a oferenda, que é cigarro pra eles...". Por fim, Maycon finalizou: "Esse tipo de pessoa sempre entra em conflito comigo. Toda vez. Sempre, sempre. Eu consegui me curar porque comecei a ir na fundação espírita de São Paulo, Allan Kardec, Chico Xavier, que é uma coisa totalmente diferente."
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil 19' (2019) / Globo / Estadão
'Não sou preconceituoso, mas...' - "Sabe o que eu acho massa se o cara é gay? Ele pode ser, não sou nem um pouco preconceituoso quanto a isso. O que não gosto é aqueles caras gays chatos, que ficam tipo escandaloso, chega no lugar... Se o cara é ou não é, mas se é na dele, total, pouco importa quem ele é. Mas essas pessoas que querem aparecer na frente dos outros, eu não tenho paciência", afirmou Diego durante uma conversa com Paula e Hariany.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Felipe comentou: "Os 'peões' lá da obra falaram que todos, lá no nordeste... Os caras contam na obra que chegava no sítio lá e as cabrinhas começavam... Os caras falam que as cabrinhas até gritam o nome."
Mari ainda questionou se havia uso de camisinha. "Usa nada", respondeu Felipe. Sua colega ainda emendou que achava o tema "bizarro".
Não é a primeira vez que algo parecido ocorre no BBB. Em 2019, Maycon Santos afirmou que já havia amarrado uma bombinha em rabo de gato e que teria perdido a virgindade com uma cabra. À época, o MP-RJ também atuou com uma denúncia. Tempos depois, o inquérito de Maycon foi encerrado.
"Compareci e me coloquei à disposição para qualquer coisa. Não pensei que fosse repercutir de tal forma! Fui realmente muito infeliz e nunca fiz isso [zoofilia]. Estavam procurando provas de que realmente a zoofilia foi praticada. Foi bem tranquilo, até porque, minha consciência estava tranquila", afirmou ao site Notícias da TV.
Assista ao vídeo do momento da conversa sobre Zoofilia no BBB 20 abaixo:
Surreal esse povo falando de zoofilia como se fosse NORMAL, longe de mim querer militar em BBB, mas isso é constrangedor e preocupante, eu não sou gay mas pra mim o Felipe e a Mari estão cancelados, tem coisas que já não são mais entretenimento... #BBB20pic.twitter.com/ZH6HTeCTJu
A 20ª edição do Big Brother Brasil também conta com outras polêmicas. Na última segunda-feira, 3, Petrix Barbosa recebeu uma intimação para prestar depoimento após acusações de assédio que teria sido realizado dentro da casa do BBB.
Desde 2017, outros participantes também precisaram prestar esclarecimentos à polícia por conta de seus atos na casa. para relembrar os casos.
Veja também:
Resident Evil 8 e novos Silent Hill? O que já se sabe: