Thelma Assis foi a vencedora do BBB 20, que chegou ao fim nesta segunda-feira, 27, com 44,10% dos votos. A ganhadora superou Rafa Kalimann,vice-campeã, que teve 34,81% e Manu Gavassi que ficou na 3ª colocação, com 21,09%, na grande final do Big Brother Brasil.
O último BBB da temporada trouxe os ex-participantes por meio de transmissões de vídeo diretamente de suas casas, por conta da pandemia do novo coronavírus. Foi exibida parte da repercussão do programa entre personalidades e nas redes sociais em sequência.
As três finalistas ainda receberam mensagens do pai de Manu, marido de Thelma e da mãe de Rafa durante seu último dia na casa.
Confira abaixo como se inscrever para o BBB 21 e relembre os principais acontecimentos do Big Brother Brasil em 2020.
Como se inscrever para o BBB 21
O apresentador Tiago Leifert anunciou que as inscrições para a 21ª edição do Big Brother Brasil foram abertas na noite desta segunda-feira, 27, durante a final.
Retrospectiva do BBB 20
O anúncio dos participantes foi feito durante os intervalos do Caldeirão do Huck em 18 de janeiro e trouxe 20 participantes de dois grupos, um formado por famosos e outro por anônimos.
Pelo Camarote, Lucas Chumbo (surfista), Petrix Barbosa (ginasta), Pyong Lee (youtuber), Gabi Martins (cantora), Mari Gonzalez (ex-panicat e influenciadora), Babu Santana (ator), Manu Gavassi (cantora), Bianca Andrade, a Boca Rosa (influenciadora) e Rafa Kalimann (influenciadora).
Já pelo grupo Pipoca, Hadson, Lucas, Guilherme, Victor Hugo, Felipe Prior, Marcela McGowan, Flayslane, Gizelly Bicalho e Thelma Assis.
Os participantes do BBB 20
BBB 20 - Os quatro primeiros participantes do 'BBB 20' anunciados foram Bianca Andrade, Felipe, Babu Santana e Flayslane. O reality show será formado por pessoas que se inscreveram e por quem foi convidado pelo programa.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Ivy - Ivy foi escolhida para o 'BBB 20' após passar pela Casa de Vidro. A mineira recebeu 61,45% dos votos do público.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Daniel - Daniel obteve 58,83% dos votos do público para ser o homem da Casa de Vidro escolhido para entrar no 'BBB 20'.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Caon e Renata - Caon e Renata, os participantes eliminados da Casa de Vidro, chegaram a aparecer ao vivo durante alguns dias no 'BBB' e tiveram contato com Tiago Leifert e Boninho. Após sua eliminação, participaram do 'Mais Você'.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Bianca Andrade - A empresária Bianca Andrade tem 25 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em São Paulo. Ela é dona da Boca Rosa, marca de cosméticos e de maquiagem, e faz parte do time 'Camarote' na vigésima edição do 'BBB'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Felipe - O arquiteto Felipe, de 27 anos, é da zona norte da cidade de São Paulo e está no time 'Pipoca' do 'BBB 20'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Flayslane - Natural de Nova Floresta, cidade pequena do interior da Paraíba, a cantora Flayslane tem 25 anos. No time 'Pipoca' do 'BBB 20', ela tem uma dupla sertaneja e divide a profissão musical com a recente criação de uma marca de biquínis de fabricação própria.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Babu Santana - Ator carioca de 40 anos, Babu Santana ficou muito conhecido por interpretar o cantor Tim Maia em seu filme biográfico; No 'BBB 20', está no time 'Camarote'.
Foto: Globo Divulgação / Estadão
Gizelly - Gizelly está no 'BBB 20' como parte do time 'Pipoca' por ser uma sister que se inscreveu para o processo seletivo do programa. Ela nasceu no Espírito Santo, tem 28 anos e é advogada criminalista.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Pyong Lee - O hipnólogo Pyong Lee tem 27 anos e um canal no YouTube em que dá dicas e faz sessões de hipnose com personalidade. Ele, inclusive, já hipnotizou o apresentador Tiago Leifert quando participou do programa 'Zero1'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Gabi Martins - Aos 23 anos, Gabi Martins é cantora de Belo Horizonte e já participou do quadro 'Aposta' no programa 'Só Toca Top'. Por já ser uma pessoa conhecida, está no time 'Camarote' no 'BBB 20'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Guilherme - O paulista Guilherme nasceu em Presidente Prudente e mora na capital de São Paulo. Aos 28 anos, ele é modelo, trabalha com eventos e tem um irmão gêmeo, com o qual foi adotado ainda pequeno.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Rafa Kalimann - No time 'Camarote', a mineira Rafa Kalimann tem 26 anos e acumula mais de dois milhões de seguidores no Instagram como influenciadora digital de lifestyle. Ela diz ser fã do 'BBB' e já se inscreveu para edições anteriores do programa.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Lucas - O fisioterapeuta Lucas também trabalha com estética e se mudou sozinho para os Estados Unidos, com 14 anos, para jogar basquete profissional. Hoje, aos 26, ele chega ao 'BBB 20' no grupo dos 'Pipoca'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Mari Gonzalez - Também influenciadora digiral, mas do mundo fitness, a baiana Mari Gonzalez, de 25 anos, mora em São Paulo com o namorado, o ex-BBB Jonas. Antes, ela trabalhou como assistente de palco no programa 'Pânico na Band'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Hadson - De Belém, o ex-jogador de futebol Hadson, de 38 anos, integra o time 'Pipoca' no 'BBB 20'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Manu Gavassi - Cantora e atriz, Manu Gavassi, de 27 anos, está no 'Camarote' e encara o 'BBB 20' como um "experimento social".
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Victor Hugo - Victor Hugo é do interior do Maranhão, já atuou como backing vocal na banda de forró dos pais e hoje é psicólogo e cientista na área de saúde pública. No grupo dos 'Pipoca', ele vê no 'BBB 20' a oportunidade de continuar a vida acadêmica no exterior com o prêmio de R$ 1,5 milhão.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Thelma - Aos 35 anos, a paulistana Thelma é médica anestesiologista, trabalha em quatro hospitais e, nas horas vagas. atua como passista de escola de samba.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Lucas Chumbo - O surfista Lucas Chumbo é do Rio de Janeiro, tem 24 anos e faz parte do 'Camarote' do 'BBB 20'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Marcela - Ginecologista e obstetra, Marcela tem 31 anos e mora na capital paulista com o irmão. Ela afirma estar em um relacionamento aberto e enxerga o 'BBB' como um laboratório.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Petrix Barbosa - Petrix Barbosa é atleta profissional de ginástica artística e, aos 27 anos, se divide entre Miami e Lisboa devido aos treinos do esporte. Ele participou dos Jogos Olímpicos do Brasil, em 2016.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
As polêmicas do 'BBB 20' - O 'BBB 20' acumulou diversas polêmicas ao longo de sua exibição até agora. Por conta de atos e declarações dentro da casa, já foram abertos procedimentos para apurar supostos casos de assédio e até mesmo um pedido do Ministério Público para investigar declarações sobre zoofilia. Relembre a seguir algumas das principais polêmicas da 20ª edição do 'Big Brother Brasil'.
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil' (2020) / TV Globo / Estadão
Suposto assédio de Petrix Barbosa - Uma das principais polêmicas do 'BBB 20' até o momento foi a acusação de que o ginasta Petrix Barbosa teria assediado sua colega Bianca Andrade durante uma festa, ao tocar a região de seus seios. Boca Rosa, como é conhecida, chegou a ser chamada ao confessionário e questionada sobre o caso, mas, 'sem elementos suficientes', a produção do 'BBB' optou por não punir Petrix. Pouco depois, outro vídeo, desta vez mostrando Petrix esfregando a região próxima à sua genitália perto da cabeça de Flayslane. O ginasta foi chamado ao confessionário e, após uma conversa não revelada ao público, pediu desculpas para Bianca e Flayslane.
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil' (2020) / TV Globo / Estadão
Suposto assédio de Petrix Barbosa - Diante da repercussão do suposto assédio de Petrix Barbosa nas redes sociais, a polícia civil do Rio de Janeiro abriu um procedimento e convocou o ginasta para prestar depoimento, marcado para uma sexta-feira, por meio de intimação enviada à TV Globo. Dias antes, porém, o participante foi eliminado com 80,27% da rejeição do público em um Paredão disputado contra Hadson (18,63%), Pyong Lee (0,66%) e Babu Santana (0,44%). "Em depoimento, o atleta esclareceu que nunca teve a intenção de importunar, constranger e, tampouco, magoar ninguém", informou a assessoria do atleta, por meio de nota. Em entrevista ao 'Mais Você', Petrix Barbosa falou sobre a repercussão de sua participação na casa do 'BBB': "Esse não sou eu" (leia mais aqui).
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil' (2020) / TV Globo / Estadão
Suposto assédio de Pyong Lee - Outro participante acusado de assédio foi Pyong Lee, que tentou beijar Marcela e apalpar Flayslane durante uma festa. A polícia civil do Rio de Janeiro afirmou que abriria um procedimento para apurar o caso.
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil' (2020) / TV Globo / Estadão
Inquérito por zoofilia - Durante uma conversa entre os participantes Mari Gonzalez e Felipe Prior, do 'BBB 20', a dupla tocou no tema da zoofilia. 'Tudo bem se a pessoa quer 'comer' o animal', afirmou Mari, em determinado momento. O Ministério Público do Rio de Janeiro afirmou que pediria um inquérito para apurar o caso.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Selinho de Felipe Prior em Pyong Lee - Durante uma festa, Felipe Prior deu um 'selinho' em Pyong Lee, que estava deitado no chão, quando estavam bêbados. O momento não rendeu maiores repercussões dentro da casa, mas alguns internautas apontaram uma suposta situação de assédio.
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil' (2020) / TV Globo / Estadão
'Atropelado' na corrida pelo Big Fone - Durante a corrida para ver quem chegava antes ao Big Fone, Pyong Lee acabou caindo no chão, fazendo com que Petrix Barbosa conseguisse atender o telefonema. O momento gerou muitas críticas nas redes sociais, com alguns internautas pedindo inclusive a expulsão de Petrix por uma possível agressão, uma vez que as imagens parecem mostrar que ele tentou empurrar o colega. A produção do 'BBB' chegou a afirmar que o momento foi para 'revisão', mas o 'lance' foi considerado normal em decisão anunciada por Tiago Leifert.
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil' (2020) / TV Globo / Estadão
Bronca pelo excesso de álcool - Após algumas atitudes consideradas 'exageradas' pela produção por conta do excesso do consumo de álcool em festas - entre elas, uma ocasião em que Flayslane cuspiu bebida em direção a Gizelly - os participantes do 'BBB 20' receberam uma bronca. "Senhores e senhoras. Desde a primeira festa, alguns de vocês têm passado do ponto com a bebida. Festa é para se divertir. A bebida é com moderação. Se continuarem com esse comportamento, a bebida da festa vai sumir", informou a produção do 'BBB' (leia mais aqui).
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil' (2020) / TV Globo / Estadão
As informações da Casa de Vidro - Durante a Casa de Vidro do 'BBB 20', diversos fãs do programa levaram cartazes com informações a respeito do que estava ocorrendo dentro da casa. O diretor Boninho chegou a pedir que os eleitos para entrar no programa 'não contassem tudo', mas Daniel e Ivy surgiram com diversas 'bombas' para contar aos confinados. O fato foi celebrado por boa parte do público, mas também rendeu reclamações.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Ausência no parto do filho - O participante Pyong Lee aceitou participar do 'BBB' quando já sabia que sua esposa, Sammy Lee, estava grávida. A decisão gerou críticas por parte de internautas e até mesmo de alguns participantes, entre eles, Babu Santana, que afirmou: 'Acho uma atitude horrorosa ele ter vindo para cá e deixar o filho dele nascer sem ele'. Em determinado momento, os participantes do 'BBB 20' se uniram para 'deixar' Pyong Lee ganhar a prova do anjo para que, então, pudesse ver uma foto de seu filho. Ao ver o bebê pela 1ª vez, o youtuber se emocionou e chorou bastante (confira aqui).
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil' (2020) / TV Globo / Estadão
Machismo - A maior parte dos participantes homens do 'BBB 20' sofreu com acusações de machismo ao longo do período do confinamento. Numa conversa, Hadson, Guilherme e Felipe Prior comentaram com Lucas que acreditavam que Mari teria se insinuado para ele. "Só não queria 'comer', né? Estava sem fome...", respondeu Lucas, para risos dos companheiros, em comentário de conotação sexual. Questionado por Mari, posteriormente, Lucas negou ter dito a frase: "Isso é um absurdo!"
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil' (2020) / TV Globo / Estadão
Zero estaleca de Lucas - O participante Lucas, durante a compra coletiva de alimentos pelos participantes do 'BBB 20', decidiu não dar nenhuma estaleca para a casa. O fato foi visto com maus olhos por seus colegas, e gerou críticas por conta de um suposto egoísmo nas redes sociais. Após ser eliminado, participou do 'Mais Você', apresentado por Patrícia Poeta, que brincou afirmando que receberia o ex-BBB apenas com água, em vez do tradicional café da manhã do programa (leia mais aqui).
Foto: Reprodução de 'Mais Você' (2020) / TV Globo / Estadão
O peso de Thelma - Após Thelma, do 'BBB 20', reclamar que estava com fome e chegar até mesmo a chorar ao acordar durante uma madrugada, alguns telespectadores chegaram a divulgar que a participante teria emagrecido 15 kg em cerca de um mês - o que não era verdade. A repercussão levou a Globo a emitir um posicionamento em relação ao fato, ocorrido por conta de um erro (leia mais aqui): "No dia 11 de fevereiro, o peso da participante Thelma foi computado errado, mas logo corrigido. A participante, como podem conferir na bio dela na Central de Monitoramento, entrou na casa pesando 50kg".
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Tiago Leifert e o 'linchamento virtual' - O apresentador do 'BBB 20', Tiago Leifert, foi alvo de diversas críticas por parte do público nas redes sociais. Em determinado momento, a hashtag #ForaTiago chegou a figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter. "Não acredito que destruir a vida de uma pessoa com linchamento virtual resolva o problema original. Pelo contrário! Ao tentar resolver o problema espancando, você acaba criando outro, gerando ainda mais ódio e violência", desabafou Leifert, sobre "linchamentos virtuais". Clique aqui para ler mais.
Foto: Reprodução de 'BBB' / TV Globo / Estadão
Sabrina Sato - 3ª edição - Apesar de ter ficado na 6ª colocação no 'BBB 3', o programa serviu para impulsionar sua carreira. Pouco depois, foi contratada para participar do 'Pânico' na rádio e na TV, onde criou uma base de fãs. Hoje em dia, é apresentadora na Record TV e tem seu próprio programa.
Foto: Instagram / @sabrinasato / Estadão
Juliana Alves - 3ª edição - Após sua participação em 2003, quando foi a sétima eliminada, ainda na primeira metade do programa, lançou-se na carreira de atriz. Estreou como a secretária Selma, em 'Chocolate Com Pimenta'. Passou por RedeTV! e Record TV antes de retornar à Globo em 2007, tendo feito diversas outras novelas e séries, sendo a mais recente 'Sol Nascente'. Também participou de diversos filmes, como 'Isolados' e 'Gostosas, Lindas e Sexies'.
Foto: Instagram / @julianaalvesiam / Estadão
Fernando Fernandes - 2ª edição - Sete anos após participar do 'BBB 2', em 2009, Fernando sofreu um acidente que lhe deixou paraplégico. Através do esporte, ele reencontrou seu espaço e tornou-se tetracampeão mundial de paracanoagem. Em 2016, decepcionou-se ao ficar de fora da Paralimpíada no Rio, mas segue no esporte.
Foto: Instagram / @fernandoflife / Estadão
Mayra Cardi - 9ª edição - Após sair do programa, investiu em sua imagem no mundo fitness e faz bastante sucesso no Instagram. Chegou a lançar um programa de emagrecimento usado por artistas como Anitta e Larissa Manoela, apesar de críticas de usuários que até entraram na Justiça contra a participante do 'BBB 9'
Foto: Instagram / @mayracardi / Estadão
Íris Stefanelli - 7ª Edição - Presença frequente em programas da RedeTV!, como o 'TV Fama' e o 'João Kléber Show', Íris ficou conhecida por namorar Diego Alemão, o campeão do programa em 2007.
Foto: Instagram / @flavia_viana / Estadão
Flávia Viana - 7ª edição - Flávia tinha pequenas participações em programas da RedeTV!, SBT e Record TV antes de ser escolhida para o 'BBB 7'. Porém, após o programa, passou a ter mais espaço em outros canais, apresentando o 'Esquenta' da RedeTV! (não confundir com o programa de Regina Casé, mais recente), e participando do 'Tudo É Possível', da Record TV e de 'Chiquititas', do SBT. Em 2017, participou do reality show 'A Fazenda - Nova Chance', e saiu como a grande vencedora.
Foto: Instagram / @flavia_viana / Estadão
Os mais rejeitados da história do 'BBB' - Seja por sua baixa popularidade, ou por enfrentarem o temido Paredão com a 'pessoa errada' na 'hora errada', alguns participantes do 'Big Brother Brasil' ficaram marcados pela alta porcentagem de votos recebidos para serem eliminados. Confira a seguir os 15 participantes com as maiores rejeições da história do 'BBB'.
Foto: Paulo Belote / Globo / Divulgação | Globo / Divulgação | Paulo Belote / Globo / Divulgação / Estadão
14º - 87% - Giulliano Ciarelli (BBB 5) - Giulliano Ciarelli, também conhecido por sua carreira como goleiro de futebol em times menores, saiu do 'BBB 5' após enfrentar a cabeleireira Tati Pink e receber 87% dos votos para ser eliminado do programa.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
14ª - 87% - Jaqueline Khury (BBB 8) - Jaque Khury, que anos depois chegou a trabalhar em outros programas de TV, como o 'Legendários', da Record, teve a maior rejeição entre os primeiros eliminados de cada edição do 'BBB'. Na 1ª semana do 'Big Brother Brasil 8', ela enfrentou Gyselle, que seria finalista, e foi eliminada com 87% dos votos.
Foto: Kiko Cabral / Globo / Divulgação / Estadão
13ª - 87% - Luan (BBB 15) - Luan (à direita na foto) enfrentou Cézar, que seria campeão do 'BBB 15', no Paredão em que recebeu 87% dos votos para ser eliminado.
Foto: Paulo Belote / Globo / Divulgação / Estadão
10ª - 88% - Natália (BBB 5) - Natália Nara enfrentou Jean Wyllys, que seria campeão do 'BBB 5', e obteve 88% dos votos para ser eliminada.
Foto: Jaq Joner / Globo / Divulgação / Estadão
10ª - 88% - Laisa (BBB 12) - Laisa disputou o 6º Paredão do 'BBB 12' com João Carvalho, recebendo 88% dos votos para deixar a casa.
10º - 88% - Breno (BBB 18) - Mesmo tendo chegado à reta final do 'Big Brother Brasil 18', o participante Breno foi eliminado com expressivos 88,34% dos votos diante de apenas 11,66% de Kaysar, que se tornaria vice-campeão daquela edição do 'BBB'.
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil 18' (2018) / Globo / Estadão
9ª - 89% - Fani (BBB 7) - Fani Pacheco enfrentou Diego Alemão, que se tornaria campeão do 'BBB 7', e saiu eliminada com 89% dos votos.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
8ª - 90% - Ana Paula (BBB 18) - Ana Paula saiu do 'BBB 18' no início da competição, na 3ª semana. Ela obteve 89,95% dos votos para ser eliminada em um Paredão triplo contra Ana Clara e Ayrton (que competiam como um único participante, representando a 'família Lima'), com 7,19% dos votos e Paula, com 2,96%.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
7º - 91% - Airton (BBB 7) - Airton foi eliminado do 'BBB 7' no primeiro Paredão de sua edição, dois dias após a estreia, ao lado de Juliana. A dupla teve 56% dos votos diante de Allan Pierre e Flávia. Em nova votação com Juliana, desta vez para decidir quem voltaria à casa, Airton obteve 68% da preferência do público. Desta vez, ficou entre os cinco melhores colocados do programa, mas recebeu 91% dos votos para ser eliminado em um Paredão contra Diego Alemão, que seria campeão daquela edição.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
4º - 92% - Rogério (BBB 5) - Rogério Padovan, conhecido como 'Gê', foi eliminado da casa do 'BBB 5' em confronto com Sammy, um dos finalistas do programa, recebendo 92% dos votos para sair - à época, um recorde de rejeição.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
4º - 92% - Rafa (BBB 12) - O participante Rafa recebeu 92% dos votos em Paredão disputado contra Yuri no 'BBB 12'.
4ª - 92% - Nayara (BBB 18) - Acusada de ser "fofoqueira" por seus colegas de 'BBB 18', Nayara obteve 92,69% dos votos do público para ser eliminada diante de 4,03% de Mahmoud e 3,28% de Gleici, que viria a ser campeã, em um Paredão triplo.
Foto: Paulo Belote / Globo / Divulgação / Estadão
3º - 93% - Felipe Cobra (BBB 7) - Felipe Cobra (de óculos escuros na foto) entrou na casa do 'BBB 7' de última hora, após a expulsão de Fernando Orozco, que tinha um "laço de parentesco ou amizade" com um alto funcionário da Globo por ser amigo de infância do filho de Willy Haas. Felipe Cobra enfrentou Alberto, o 'Cowboy', que posteriormente sairia do programa com 85% dos votos. Levou a pior com 93% da escolha do público para sair.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
2ª - 94% - Patrícia (BBB 18) - Patrícia é dona da 2ª maior rejeição da história do 'BBB', mas da maior disputada em um Paredão triplo: 94,26%. Seu amigo Diego teve apenas 3,3% dos votos para sair, enquanto Caruso teve 2,44%. Detalhe para o fato de que seus concorrentes estavam longe de ser 'queridinhos' do público: Diego foi eliminado na semana seguinte, com 81% dos votos, e Caruso na posterior, também com 81%.
Foto: Paulo Belote / Globo / Divulgação / Estadão
1ª - 95% - Aline (BBB 5) - À época com 19 anos de idade, Aline entrou na casa do 'BBB 5' após o afastamento de Marielza, que foi sorteada para participar do 'Big Brother Brasil', mas acabou tendo problemas de saúde no confinamento. Em seu paredão, Aline enfrentou Grazi Massafera, uma das favoritas do público, que chegaria à final, perdendo apenas para Jean Wyllys. Até 2020, sua votação continua sendo a maior rejeição da história dos Paredões do BBB, com 95%.
Foto: Jaq Joner / Globo / Divulgação / Estadão
Compartilhar
Publicidade
No começo de fevereiro, mais quatro nomes surgiram confinados na Casa de Vidro, situada em um shopping no Rio de Janeiro, brigando por mais duas vagas na casa do BBB 20, conquistadas por Daniel e Ivy. Caon e Renata acabaram eliminados antes de pisar na casa.
Queda do muro e saída de chumbo no BBB 20
O programa começou com um 'muro' separando os participantes da casa entre os grupos Pipoca, composto por 'anônimos', e Camarote, composto por famosos.
Lucas Chumbo foi o 1º eliminado do programa, com 75,54% dos votos diante de 24,46% de Bianca Andrade.
Durante a festa realizada em 31 de janeiro, Flayslane chegou a cuspir bebida em Gizelly. Em conversa com Rafa, ela negou: "Eu cuspi na cara dela? Isso é cuspir na cara dela? Eu cheguei rindo!".
A produção do Big Brother considerou que houve um excesso e deu uma bronca pública a todos: "Desde a primeira festa, alguns de vocês têm passado do ponto com a bebida. Festa é para se divertir. A bebida é com moderação. Se continuarem com esse comportamento, a bebida da festa vai sumir".
A eliminação de Petrix no BBB 20
O ginasta Petrix Barbosa foi o 2º eliminado do BBB 20, com 80,27% dos votos, diante de 18,63% de Hadson, 0,66% de Pyong e 0,44% de Babu.
Até então, Petrix vinha sendo um dos protagonistas da edição: venceu a 1ª prova do líder e atendeu o Big Fone, quando indicou seu 'rival' Pyong para o Paredão.
Na ocasião, a produção chegou a rever as imagens do momento em que ele disputa corrida com Pyong Lee para saber quem chegaria antes ao Big Fone. A Globo chegou a verificar uma possível agressão ou irregularidade. As imagens foram mostradas em câmera lenta e em outros ângulos, mas o poder do Big Fone não foi anulado.
PRODUÇÃO! PODE EMPURRAR O COLEGUINHA PARA ATENDER O BIG FONE? ACHO QUE ESTÁ NA HORA DE REVER ISSO, POIS NESSE VÍDEO ESTÁ NÍTIDO A MÃO DO PETRIX NAS COSTAS DO PYONG O EMPURRANDO.
Tiago Leifert explicou: "Já que não há um consenso sobre as imagens, decidimos fazer o seguinte: a gente vai cancelar a Prova Bate e Volta, que seria hoje, e o Paredão vai ser quádruplo! A gente vai colocar todo mundo no Paredão: Vai Petrix, vai Pyong, vai a indicação do líder, vai o voto da casa, e aí vocês votam e decidem o que vocês querem fazer, o que vocês acham mais justo"
Petrix Barbosa também recebeu acusações de assédio por conta de seu comportamento com mulheres da casa em uma festa, especialmente Boca Rosa.
Em um primeiro momento, a produção alegou não haver "elementos suficientes" para puni-lo. Posteriormente, ele foi chamado ao confessionário e, em sequência, pediu desculpas a Bianca e Flayslane. Já fora da casa, Petrix negou as acusações e chegou a dar depoimento para a Polícia.
-Petrix assediado a Bianca
- Petrix assédio MARI
-Petrix assédio flay
-Petrix empurrou o pyong
E a globo continua passando pano e mantendo o escroto na casa #BBB20
À época, Marcela havia contado às mulheres da casa que Hadson lhe relatou sobre um 'plano' de parte dos homens para tentar seduzir participantes que fossem comprometidas fora da casa. Gizelly e Prior também participaram da conversa em questão.
Em 3 de fevereiro, diversas participantes cobraram explicações de Hadson sobre o plano. Isso ocorreu às vésperas do Paredão em que ele e Petrix participaram, em 4 de fevereiro.
A eliminação de Petrix, e não de Hadson, causou perplexidade em diversos participantes do BBB 20. Manu Gavassi chegou a revelar que esteve "a ponto de sair do programa de frustração" naquela semana.
Na noite do dia seguinte, chegaram à casa Daniel e Ivy, vindos da Casa de Vidro. A dupla superou Caon e Renata na votação popular para entrar de vez no BBB 20.
Por terem tido contato com o público na Casa de Vidro, situada em um shopping, os dois tiveram acesso a diversos cartazes e relataram sobre as acusações de assédio a Petrix e reafirmaram a veracidade da versão de Marcela.
Hadson acabou sofrendo ainda mais pressão dentro da casa e acabou sendo o 3º eliminado do BBB 20, com 79,71% dos votos, contra 20,29% de Felipe Prior. Pouco depois de sua eliminação, Manu Gavassi se recusou a gravar um recado ao ex-colega eliminado.
Zero estaleca de Lucas
Lucas Gallina foi o 4º eliminado do BBB, com 62,62% dos votos, contra 36,08% de Victor Hugo e 1,3% de Babu Santana. Ao longo de sua passagem, ele ficou marcado por algumas frases consideradas machistas, como "Só não 'como' a Mari porque não estou com fome", além de não ter dado nenhuma estaleca para a compra de comida pela casa em determinada ocasião.
O fato virou piada no Mais Você do dia seguinte, em que Lucas foi recebido com uma água.
Vocês, meu pessoal da internet, não perdoam e a gente também segue na mesma linha . A mesa tá cheia, mas pro Lucas do #BBB20 vai só a aguinha mesmo #MaisVocêpic.twitter.com/5BABrup3Ai
Os participantes Guilherme e Gabi Martins tiveram um relacionamento dentro da casa. Em determinados momentos, Gui acabou aproximando-se de Bianca Andrade, o que gerou repercussão nas redes sociais.
Após sair do Big Brother Brasil, Gabi falou sobre a situação: "O mais difícil foi a festa em que aconteceu a situação do Guilherme e da Bianca. Depois ficou tudo certo, mas no momento eu fiquei chateadinha".
O relacionamento de Bianca fora da casa, com o músico Diogo Melim, também chegou ao fim após sua participação no BBB 20 (leia mais aqui).
Victor Hugo também foi outro a se dizer apaixonado por Guilherme durante a passagem pelo reality show.
A maioria dos envolvidos acabaram sendo eliminados em seguida. Em 25 de fevereiro, um mês após o início do programa, a primeira participante mulher foi eliminada: Bianca Andrade.
Conhecida também por seu trabalho nas redes sociais, Boca Rosa recebeu 53,09% dos votos, enquanto Prior levou 29,27% e Flayslane 17,64%.
Guilherme foi o 6º eliminado, com 56,07% dos votos, em Paredão no qual Pyong Lee recebeu 43,29% e Gizelly 0,64% da rejeição do público.
O Quarto Branco do BBB 20
O temido Quarto Branco deu as caras novamente no BBB 20. Após vencer a Prova do Anjo em 5 de março, Ivy indicou Prior para ir ao cômodo, e ele teve o direito de escolher mais duas pessoas para acompanhá-lo, optando por Manu e Gizelly.
Os três foram informados de que estariam automaticamente no Paredão. Caso um deles apertasse o botão vermelho no centro do Quarto Branco, iria ao Paredão, mas livraria os dois colegas de fazer o mesmo. Após algumas horas, Manu apertou o botão.
para ler a opinião de ex-BBBs que passaram pelo Quarto Branco, como Cacau, Ralf e Leo, único desistente até hoje.
Pyong Lee: nascimento do filho e eliminação no BBB 20
O youtuber e hipnólogo Pyong Lee foi o 8º eliminado colocado do Big Brother Brasil, mas acabou sendo lembrado por figurar entre os protagonistas durante o seu período de estadia na casa.
Além da rivalidade com Petrix e das acusações de assédio no início do BBB 20, Pyong foi um dos participantes a falar mais abertamente sobre questões ligadas ao 'jogo' e se considerar uma pessoa estratégica dentro da casa.
Em seu Paredão, levou a pior em uma disputa acirrada contra Babu Santana: 51,7% a 47,71% dos votos. Rafa completou o Paredão, recebendo apenas 0,59% de rejeição. Pyong foi o 1º eliminado do BBB 20 a sair sem plateia, por conta da pandemia do novo coronavírus.
Outro fato curioso marcou a passagem de Pyong pelo BBB 20: o youtuber entrou no programa já sabendo que seu filho, Jake, nasceria durante o período de confinamento. O bebê veio ao mundo em 16 de fevereiro, e o novo pai pode conhecê-lo em 22 de fevereiro, após outros participantes facilitarem sua vitória na Prova do Anjo.
O fato, porém, não foi unanimidade. Babu Santana chegou a criticar a atitude de Pyong em conversa com Prior: "Acho uma atitude horrorosa ele ter vindo para cá e deixar o filho dele nascer sem ele".
Babu sobre Pyong: "Muito maneiro ele ver o filho dele. Já acho horrorosa a atitude dele ter vindo pra cá e ter deixado o filho nascer sem ele" #BBB20pic.twitter.com/IGVC1clkt0
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a produção do Big Brother Brasil decidiu comunicar os participantes confinados na casa do BBB sobre alguns cuidados a serem tomados, além de informar que suas famílias passavam bem. O recado foi dado por Tiago Leifert, ao lado de um médico.
Por conta da pandemia, diversas mudanças foram notadas no BBB 20, como a ausência de público nos dias de eliminação, a presença de artistas nas festas somente por meio de shows virtuais e até a questão da tradicional final com plateia e todos os ex-participantes presentes.
Uma semana após Daniel ter sido o 9º eliminado do BBB 20, com a 2ª maior rejeição da temporada, 80,82% dos votos, diante de Ivy, com 9,64%, e Flayslane, com 9,54%, foi formado um novo Paredão.
Desta vez, Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez estavam na berlinda. Diversas campanhas foram feitas nas redes sociais e houve um recorde com mais de 1,5 bilhão de votos. Até mesmo o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, declarou sua preferência a Prior na ocasião. Diversos artistas e jogadores de futebol fizeram o mesmo.
Felipe Prior acabou sendo o 10º eliminado do BBB 20, com 56,73% de rejeição. Manu Gavassi ficou com 42,51% e Mari com apenas 0,76% dos votos. O fato valeu até mesmo uma menção ao Big Brother Brasil no Guinness, livro dos recordes.
AGORA: Guinness World Records oficializa ao vivo no BBB 20 que o paredão entre Felipe, Manu e Mari é recorde mundial de votos recebidos num programa de televisão! #BBB20#RedeBBBpic.twitter.com/aQaLpwwj6t
— Ntv na FINAL do #BBB20! | @ntvnasredes (@ntvnasredes2) April 26, 2020
'Big Sister Brasil'
Com a saída de Prior, Babu Santana tornou-se o último representante do sexo masculino no BBB 20. Naquele momento, todos os outros homens haviam sido eliminados, e apenas Bianca por parte das mulheres.