BBB22: duas omissões afetam a credibilidade da Globo
Emissora insiste na postura arrogante de ignorar contestações importantes feitas na imprensa e nas redes sociais
Às vezes, a Globo sofre um ‘delay’ inexplicável. Demora a reagir a fatos relevantes. Diante de uma polêmica, se finge de morta à espera que o assunto seja esquecido. Ao perceber que não será, se vê obrigada a assumir uma postura.
Acontece agora no ‘BBB22’. O canal não exibiu tampouco comentou a cena na qual as participantes Laís e Eslovênia parecem imitar um macaco após fazer um comentário a respeito de Natália, que é negra.
A questão “foi ou não racismo” gerou ampla discussão na internet e manchetes na imprensa. A Globo preferiu se omitir. Um erro grave, já que em edições anteriores o preconceito racial afetou competidores e suscitou debate no País.
A emissora tinha a obrigação – em respeito ao público e à família das sisters envolvidas – de esclarecer a situação, seja para informar que não viu atitude discriminatória ou condenar o que teria sido um deboche inaceitável.
Outra controvérsia diz respeito à saúde dos participantes. Alguns deles apresentaram sintomas associados à covid-19, como tosse e dor de cabeça. O relógio que usam é justamente para o monitoramento da condição clínica (temperatura, saturação de oxigênio etc.).
Questionada por veículos de comunicação, a emissora se limitou a dizer que todos “estão bem”. Não informou se fez nova testagem em quem está confinado – o que seria óbvio, dada a desconfiança de contaminação – nem houve comentário a respeito no ‘ao vivo’.
A saúde mental e física dos competidores do ‘BBB22’ está sob a responsabilidade da emissora enquanto estiverem na casa. Essa falta de transparência da Globo abala sua credibilidade.
Em tempos de disseminação de fake news e crescente ceticismo sobre a mídia, todo esclarecimento é necessário para o bem da verdade, principalmente da parte de uma emissora de TV.
Ao se ocultar, a Globo mostra também desconexão com a audiência on-line, aquela que tanto precisa atrair para a frente da TV, a fim de barrar sua crise no Ibope. Desdenhar a demanda de informação e a repercussão nas redes sociais é pedir para ser desprezada.