‘Big Brother’ português tem 1ª concorrente não-binária e divide o país
Presença de Jacques Costa gera elogios e críticas dos telespectadores do canal TVI
Dentro da sigla LGBTQIAPN+, o ‘BBB’ já teve representantes de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e assexuais. Por enquanto, nenhum não-binário (a letra ‘n’ da sigla).
O ex-participante Serginho Orgastic, da décima edição, se declarou parte da não-binariedade anos após deixar o reality show.
No ar desde domingo (24), a nova temporada do ‘Big Brother’ de Portugal, no canal TVI, apresenta a primeira competidora não-binária da história do programa, produzido desde o ano 2000.
Graduada em Relações Públicas, Jacques Costa, de 23 anos, diz não se identificar “com as construções de homem e mulher”. Pediu para ser chamada por pronomes femininos.
Sua presença no reality show repercutiu nas redes sociais da emissora. “Qual é o número para expulsar?”, pediu um telespectador. “Sou gay e este/a menino/a não me representa”, escreveu outro. “... não posso comentar o que penso sem ser cancelado ou processado”, reagiu um usuário. “Não normalizem problemas mentais”, postou outro seguidor.
Uma pessoa não-binária não se encaixa 100% na definição de gênero masculino nem do feminino. Em junho de 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a retirada dos transtornos de identidade de gênero do capítulo de doenças mentais. Segundo a entidade, a ‘incongruência de gênero’ não tem a ver com transtorno metal.
Outra parte dos fãs do ‘Big Brother’ português saíram em defesa da escalação de Jacques Costa. Alguns comentários na página da atração no Instagram: “cada um é o que quer ser! O importante é ser feliz!”, “imagina precisarem rebaixar os outros para se sentirem melhor com vocês mesmos, parem de criticar e deixem as pessoas viver como querem!”, “a sociedade tem muito que evoluir!”, “é impressionante que as pessoas ainda se incomodem tanto com a forma de ser e de estar das outras pessoas!”, “vocês esquecem que estas pessoas são seres humanos e que têm família”.
Esta edição do ‘Big Brother’ de Portugal é comandada por Claudio Ramos, homossexual declarado que está entre as maiores estrelas da televisão lusa.