49 milhões de brasileiros acompanham atrações musicais na TV
Pesquisa revela as regiões do País onde os telespectadores mais gostam de assistir ao gênero
Que o brasileiro é um povo extremamente musical, todos já sabem. Uma pesquisa da Kantar Ibope ressaltou agora o interesse da população em acompanhar cantores e bandas pela TV.
Para 64% dos entrevistados em 15 regiões metropolitanas, a música é uma parte importante da vida, e 72% declararam ter assistido ao menos um minuto de programação musical na TV este ano.
Esse índice representa 49 milhões de telespectadores na TV aberta e por assinatura. O levantamento considerou as atrações que têm a música como conteúdo principal, como programas com clipes, exibição de shows e entrevistas com artistas – as competições como o ‘The Voice Brasil’ e o ‘Popstar’ não foram consideradas.
Entre as regiões pesquisadas, a Grande Fortaleza lidera o ranking de consumo de programação musical na TV aberta: 74% dos telespectadores da capital cearense assistem a cantores e grupos.
Em seguida pontuam as áreas metropolitanas de Recife (73%), São Paulo (68%), Salvador (52%) e Porto Alegre (47%).
Hoje, a TV aberta dá espaço infinitamente menor à música do que fazia até o início dos anos 2000. Há uma teoria de que números musicais derrubam a audiência.
Ao invés de acompanhar a canção por 3 ou 4 minutos, o telespectador prefere trocar de canal para conferir o que está sendo exibido em outras emissoras. Verdade ou não, poucos programas se arriscam no gênero.
Nas manhãs da Globo, o ‘Encontro com Fátima Bernardes’ tem atração musical diariamente. Mas apresenta versões menores das canções, seguindo essa dinâmica acelerada da audiência rotativa.
Aos domingos, ‘Faustão’ mantém a tradição dos números musicais, assim como Raul Gil o faz nas tardes de sábado, no SBT, e Marcos Mion no ‘Legendários’, nas noites de sexta da Record.
Veja também