Atriz portuguesa morre por AVC após desmaio ao gravar novela
Maria João Abreu tinha longa carreira na TV e perdera o pai para a covid-19 seis meses atrás
Nesta quinta-feira (13), a imprensa portuguesa repercute a morte de uma das mais populares atrizes de seu País. Maria João Abreu estava internada desde 30 abril, quando sofreu mal-estar quando gravava cena da novela A Serra, no ar na SIC, emissora parceira da Globo em Portugal.
A atriz, de 57 anos, sofreu dois AVCs (acidente vascular cerebral). Havia sido submetida a duas cirurgias e estava em coma induzido. Deixa dois filhos de seu casamento com o também ator José Raposo, de quem era separada. Estava casada desde 2012 com o cantor João Soares. O pai dela morreu em novembro de 2020 por complicações de covid-19.
O viúvo da estrela da televisão lusa se manifestou no Instagram. “A minha João partiu. Infelizmente, todo o meu amor por ela, todo o amor da família e todo o amor dos amigos não foi suficiente para impedir que esta viagem se iniciasse. Algo ou alguém lá em cima, com muita força... com muita, muita, muita mais força levou-a para junto de si.”
Maria João Abreu fez mais de 60 trabalhos na TV, entre novelas e seriados. Ela participou também de reality shows e programas musicais. Recentemente, a artista havia se destacado como protagonista da série Golpe de Sorte e da sitcom Patrões Fora.
Seu último papel, na novela A Serra, foi o de uma padeira tradicional e mãe zelosa chamada Sãozinha. Os autores já decidiram o fim da personagem: será dito que viajou a outro País para viver uma história de amor com um homem. Maria João Abreu trabalhou nos três principais canais de Portugal — SIC, RTP e TVI — e vai receber várias homenagens na TV.