BBB com influencers pode dar errado como ocorreu na Band
Revelação de que várias webcelebridades foram convidadas para o reality show indica tentativa da Globo de atrair o público jovem
Influenciadores como Carlinhos Maia (16,5 milhões de seguidores no Instagram), Felipe Castanhari (1 bilhão de visualizações no YouTube) e Thaynara OG (3,8 milhões no Instagram) relataram ter recusado proposta para participar do 'BBB20'. O mais famoso e odiado reality show da televisão brasileira estreia dia 21 de janeiro.
As confissões desses famosos da internet confirmam a intenção da Globo em renovar o programa, no ar desde 2002. O formato de confinar anônimos se desgastou. A edição mais recente, exibida de janeiro a abril deste ano, registrou a pior média de audiência entre todas as temporadas.
O boato de que a direção do BBB escalaria influenciadores digitais circula faz tempo. Seria uma tentativa de oxigenar o gênero e despertar o interesse da faixa etária jovem que não está nem aí para a TV. Aumentar o número de telespectadores de 18 a 30 anos é o maior desafio de qualquer emissora.
A Band tentou, e a frustração foi geral para o canal e o público. A versão de 'O Aprendiz' com 18 influencers não passou de 1 ponto de audiência, apesar de os competidores terem juntos mais de 40 milhões de seguidores em plataformas como YouTube e Instagram. O apresentador e produtor da atração, Roberto Justus, admitiu decepção com o resultado.
É provável que a maioria dos telespectadores não conheça as principais estrelas da web. A presença delas, portanto, não garante nada além de uma divulgação a mais na imprensa. Um BBB com webcelebridades teria potencial de gerar engajamento nas redes sociais sem necessariamente resultar em melhor resultado no Ibope.
Já uma edição do reality com famosos da TV – especialmente aqueles com menos status e loucos para aparecer – poderia interessar a quem já os acompanha em novelas e programas populares. Ou então um BBB com ex-competidores do próprio reality. O público escolheria de cara para quem torceria a favor e contra.
Se bem que rostos conhecidos do telespectador também não asseguram audiência. O atual 'MasterChef – A Revanche', com antigos cozinheiros, não tem gerado boa pontuação na Band. Como se nota, não está fácil a vida de quem produz realities e talent shows na TV. Fascinar o público tem sido uma missão cada vez mais difícil.