BBB e A Fazenda superam MasterChef na mobilização no Twitter
Brasileiro gosta de assistir aos reality shows tuitando críticas e ironias com outros telespectadores
Em nove temporadas na Band, o MasterChef Brasil nunca registrou audiência média acima de 7 pontos, mas foi o programa que mais gerou visualizações de mensagens no Twitter durante o período de sua exibição. Sempre superou até as novelas da Globo e o Big Brother Brasil.
Mas em 2018 isso mudou. O desgaste do formato fez o ‘talent show’ gastronômico não aparecer entre os 10 programas que geraram mais mobilização no microblog.
Já no ranking de reality shows da TV aberta, o MasterChef com cozinheiros amadores conseguiu a terceira posição, atrás do BBB18 e de A Fazenda 10 – a versão com chefs profissionais ficou na sétima colocação.
A pesquisa de atrações em destaque no Twitter foi realizada pela Kantar Social TV Raiting, do Ibope.
A empresa monitora as ‘impressões’, ou seja, o número de vezes em que os tweets relacionados ao assunto foram visualizados na plataforma.
No ano passado, a programação da TV aberta gerou 31 bilhões de impressões no microblog.
É como se cada brasileiro tivesse postado ao longo de 2018 cerca de 15 tweets a respeito de programas de TV.
Esse índice impressionante ressalta um hábito cada vez mais comum entre os telespectadores: acompanhar uma atração de TV com o celular em mãos para interagir instantaneamente nas redes sociais com quem vê o mesmo programa.
Confira o Top 10 dos reality shows da TV aberta no Twitter em 2018:
1º Big Brother Brasil (Globo)
2º A Fazenda (RecordTV)
3º MasterChef Brasil (Band)
4º Power Couple Brasil (RecordTV)
5º The Voice Brasil (Globo)
6º The Voice Kids (Globo)
7º MasterChef Profissionais (Band)
8º Dancing Brasil – 3ª temporada (RecordTV)
9º Popstar (Globo)
10º Bake Off Brasil (SBT)
Veja também: