Cenas com esse trio compensam todas as falhas da novela
Laura Cardoso, Lima Duarte e Fernanda Montenegro presenteiam o público toda noite
Quase 67 anos depois da estreia da primeira telenovela brasileira (‘Sua Vida Me Pertence’, TV Tupi, dezembro de 1951), o que a gente ainda quer é assistir a uma boa história de amor.
E foi isso o que ‘O Outro Lado do Paraíso’ nos ofereceu no capítulo de segunda-feira (2 de abril), com o tão aguardado casamento de Mercedes e Josafá.
Um dos momentos mais belos do folhetim escrito por Walcyr Carrasco e equipe. Cenas de pura poesia dramatúrgica.
O ápice aconteceu quando a médium e seu marido ofereceram o primeiro pedaço do bolo a Caetana, que os separou no passado e, décadas depois, os reaproximou.
Com poucas palavras e intensa emoção, Fernanda Montenegro, 88 anos, Lima Duarte, também 88, e Laura Cardoso, 90, deram um show diante das câmeras.
Juntos, somam mais de dois séculos e meio de vida – e um talento imensurável baseado na sensibilidade e numa verdade absoluta ao interpretar.
Houve comoção genuína em outros atores que participavam da sequência. Contracenar com aquele trio deve ser mais do que uma honra. Tem-se uma aula magma de arte dramática.
Outro momento sublime do capítulo 139 foi quando Josafá e Mercedes enfim se viram sozinhos no quarto. Pareciam dois adolescentes amedrontados com a primeira vez.
“É o amor de uma vida toda”, disse o caminhoneiro. Como não se enternecer com um sentimento tão puro ainda que saibamos ser apenas uma ficção?
“A gente vai viver a gente do jeito que a gente quiser viver”, comunicou a sensitiva, antes de mais uma vez declarar seu amor ao fiel companheiro.
Então se beijaram. Na verdade, um selinho. Tímido, respeitoso, afetuoso. E dormiram lado a lado, de mãos dadas, como dois eternos namorados.
É o relacionamento mais crível e bonito de se ver em uma novela com relações amorosas complicadas, enfadonhas ou até doentias.
‘O Outro Lado do Paraíso’ tem muitos furos nas tramas e às vezes beira o pastelão com situações dignas de dramalhão mexicano.
Mas toda vez que Laura Cardoso, Lima Duarte e Fernanda Montenegro surgem na tela temos a garantia de uma cena especial, por mais banal que seja o diálogo.
O trio é um presente a quem ainda gosta de sentar-se diante da TV para acompanhar uma novela.
Veja também: