Curiosidades sobre Louro José e sua ‘alma’, Tom Veiga
Manipulador do papagaio de Ana Maria Braga era considerado um “filho” pela apresentadora
Em março de 1997, um mês após completar 24 anos, Tom Veiga ganhou um presente: foi escalado para fazer os movimentos e a voz do personagem Louro José, criado por Ana Maria Braga. A apresentadora se inspirou em um papagaio de verdade que tinha em casa, com o mesmo nome. Nascia uma das mais bem-sucedidas e divertidas duplas da televisão brasileira.
O sucesso imediato com os telespectadores do ‘Note e Anote’, da Record, foi multiplicado na Globo, onde Ana e Tom estrearam em outubro de 1999. Desde então, Louro José era parte indissociável do ‘Mais Você’. Fazia piadas, corrigia as gafes da apresentadora e passava informações complementares nas entrevistas e pautas.
Escondido sob a bancada, Tom era o degustador oficial das receitas preparadas por Ana. Sua identidade foi mantida em sigilo durante muitos anos. Ele temia o fim da magia em torno do personagem caso aparecesse na mídia. Mas acabou exposto na imprensa. A revelação não afetou a tietagem em torno do Louro José. Relaxado, Tom até se permitiu aparecer várias vezes em revistas de famosos como a ‘Caras’.
Selecionamos algumas curiosidades a respeito do saudoso Tom Veiga e do impagável Louro José:
- A ideia de ter um boneco de papagaio no programa surgiu para Ana Maria quando ela estava parada em um congestionamento, em São Paulo. Ela queria uma atração que ajudasse a ‘segurar’ a audiência infantil herdada do programa anterior, focado em desenhos animados.
- Neilton José Veiga Júnior (nome de batismo de Tom Veiga) trabalhou como office boy, motorista e produtor de eventos. Conheceu Ana Maria em uma feira de artesanato. Ela o convidou para integrar sua equipe no ‘Note e Anote’, onde foi assistente de estúdio e produtor executivo, até ser escolhido para dar vida ao boneco de espuma.
- A Disney tentou impedir na Justiça o registro da marca ‘Louro José’. Alegou se tratar de uma imitação de seu personagem Zé Carioca, lançado em 1942. Mas a poderosa companhia norte-americana perdeu a causa.
- O papagaio se tornou tão popular que fez participações especiais em várias produções da teledramaturgia da Globo: ‘Malhação’, ‘Sítio do Picapau Amarelo’, ‘A Mulher Invisível’, ‘Louco por Elas’, ‘Cheias de Charme’ e ‘A Dona do Pedaço’. Apareceu também em um telejornal da GloboNews.
- Em 18 de maio de 2016, o rosto de Tom Veiga apareceu na tela da Globo quando ele interagia com um cachorro que estava no estúdio do ‘Mais Você’. O descuido de um cameraman repercutiu na mídia.
- De acordo com laudo obtido pela revista 'Época', Tom Veiga morreu em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral). Seu corpo foi encontrado no domingo (dia 1), mesmo dia em que sua filha, Alissa, completou 15 anos.