Em Portugal, ator estreia em novela horas após morrer
Primeira cena de Filipe Duarte em 'Amor de Mãe' foi exibida no dia em que ele sofreu infarto fulminante
Uma coincidência produziu ainda mais comoção nos fãs do ator angolano Filipe Duarte, vítima de parada cardíaca na manhã de sexta-feira, dia 17. É que a primeira aparição dele na novela Amor de Mãe, produzida pela Globo e exibida atualmente em Portugal no canal SIC, aconteceu horas depois de sua morte. Na sequência do capítulo 25, o marinheiro Gabo, interpretado por Duarte, se encanta por Thelma (Adriana Esteves) ao conhecê-la numa marina do Rio.
O folhetim escrito por Manuela Dias e interrompido no Brasil por conta da pandemia de covid-19 foi o primeiro trabalho dele na Globo. Em Portugal, era famoso e respeitado pela atuação premiada em TV, teatro e cinema. Sua morte abrupta, aos 46 anos, chocou a classe artística e gerou até manifestação do presidente português Marcelo Rebelo de Sousa. "Foi uma presença intensa, em galãs e vilões, homens agrestes ou compassivos. É triste perdê-lo, tão novo, a meio de uma carreira e de uma vida", diz trecho de nota oficial.
Como Filipe Duarte foi encontrado inconsciente na casa onde morava em Cascais, o Ministério Público local exigiu a realização de autópsia. Em razão das regras sanitárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus, o funeral do ator poderá ter apenas 10 pessoas e será uma cerimônia rápida. Ele era casado com a atriz espanhola Nuria Mencía e deixa uma filha de 9 anos chamada Antonia.