“Eu me divirto e o público também”, diz rei das televendas
Apresentador Ciro Bottini se tornou famoso ao usar carisma para oferecer os mais variados produtos ao telespectador
Quem nunca ficou hipnotizado diante de um programa de televendas que atire o primeiro controle remoto. É impossível zapear sem conferir aquelas ofertas tentadoras anunciadas por apresentadores cativantes.
O mais famoso deles atua em atrações do gênero há quase 30 anos. Ciro Bottini se tornou o rei das vendas pela TV. “Vender está no meu sangue”, diz.
O paulistano de 53 anos fez do ‘papo de vendedor’ um estilo eficiente de entretenimento. Trabalha há 24 anos no canal Shoptime – e não pensa em parar.
Em conversa com o Terra, o jornalista e ex-vocalista de banda de rock comentou o início da trajetória bem-sucedida diante das câmeras e a importância do bom humor na relação com o público.
Ciro, você se tornou o rei das vendas na TV brasileira. Foi algo planejado ou aconteceu naturalmente?
A televenda surgiu na minha vida por acaso. Eu era um locutor de rádio que queria ir para a TV. Em um sábado de manhã, rodando os canais, me deparei com um programa de vendas de automóveis no qual os apresentadores iam nas lojas anunciantes. Achei muito legal, me identifiquei e coloquei na minha cabeça que também queria fazer aquilo. Agendei uma reunião em um produtora de São Paulo e, uma semana depois, fiz um teste, passei e estou aqui até hoje, nunca mais saí do segmento. Desde o primeiro dia, pensei em estar no ar, vendendo e criando uma marca e uma autoridade em vendas. Tem dado certo.
O segredo do seu sucesso está no humor?
Não sou humorista, sou um vendedor bem-humorado e com tiradas rápidas. É uma ferramenta boa e ajuda demais a criar empatia com o público. Com essa linguagem cômica, eu consigo conquistar a atenção do consumidor, e esse é um dos componentes importantes do meu sucesso.
A explosão das vendas pela internet o obrigou a mudar algo no seu estilo ou na estratégia usada na TV?
O Shoptime é uma marca só, tudo está integrado e, com certeza, o e-commerce chegou para somar. Hoje conseguimos trazer mais dinamismo para a televisão com os comentários dos telespectadores na web em tempo real. Com a chegada da internet, tive que adaptar o meu estilo de comunicação. Tem que ser uma linguagem mais rápida, objetiva, despojada, natural e espontânea e eu sempre fiz desse jeito.
Dizem que as atrações de vendas com apresentadores amenizam a solidão de milhões de telespectadores. Acredita nisso?
A minha intenção é levar para a casa das pessoas muita alegria e diversão. E, como sou animado e irreverente, junto a venda de produtos a esse meu estilo. O Shoptime acaba sendo um amigo do telespectador. Parecemos um programa de rádio, não ficamos um minuto sem falar, é o tempo inteiro. É a vida como ela é, de uma forma muito natural.
Se fosse criar um comercial sobre si mesmo, como seria? Como o Ciro Bottini venderia o Ciro Bottini?
Se você está buscando alguém que seja muito motivado, determinado, bem-humorado, resiliente, com foco total, sempre pronto para tudo e adora trabalhar o tempo todo, essa pessoa sou eu: Ciro Bottini. (Risos)