Festival de Curitiba: Edson Eddel estrela peça sobre câncer
Estilista famoso por desfiles na TV usou depoimentos de pacientes para criar espetáculo
O tradicional Festival de Teatro de Curitiba, em cartaz até 8 de abril, tem na sua programação uma peça que pretende conscientizar o público da importância de se falar sobre o câncer “de janeiro a janeiro”.
Um Fio de Esperança reproduz o dia a dia em um hospital oncológico. Pessoas pobres e ricas se cruzam em busca de tratamento e cura.
O espetáculo mostra situações dramáticas, como a rejeição inicial ao diagnóstico e a falta de medicamentos.
Dedicado a seus pacientes, o médico Fred descobre também ter um câncer e inicia uma jornada para salvar a si mesmo enquanto trata adultos e crianças.
Algumas mulheres que lutam contra a doença participaram do processo criativo com depoimentos que ajudaram a compor as mensagens aos espectadores.
O texto e a direção é do ator Edson Eddel, que também é estilista e assina o figurino.
Famoso por criar trajes de noivas, ele já apresentou coleções em programas de TV como o Encontro com Fátima Bernardes, na Globo, e o Hoje em Dia e o Programa da Sabrina, na RecordTV.
“Não devemos pensar sobre o câncer apenas no Outono Rosa ou no Novembro Azul”, diz o artista, referindo-se às tradicionais campanhas de alerta contra o câncer de mama e o câncer de próstata.
“Não importa a cor nem o mês, é fundamental que a população seja sempre conscientizada a respeito da prevenção da doença. A informação é um remédio eficiente contra o câncer. Quanto antes for diagnosticado, maior a chance de cura.”
Serviço
Um Fio de Esperança (Estreia no Festival de Teatro de Curitiba)
Elenco: Edson Eddel, Raphaela Lima, Orly Bah, Sérgio Colaço, Ângela Ferreira, Patrick Vargas, Graça Cardoso, Isadora Kerber e Gabrielli Betim.
Texto, direção e figurinos: Edson Eddel
Teatro Paulo Autran – Dias 31/3 e 1/4, às 18h30.