Gillian Anderson está fantástica como Thatcher em The Crown
Novo trailer mostra que atriz consegue atuação à altura do desempenho de Meryl Streep em ‘Iron Lady’
“Meryl Streep está mais parecida com minha mãe do que minha própria mãe”, disse Carol Thatcher a respeito da interpretação da ex-Primeira Ministra do Reino Unido no filme ‘Iron Lady’, que rendeu o terceiro Oscar à atriz mais respeitada de Hollywood.
A filha da ‘dama de ferro’ poderá se espantar mais uma vez, agora com Gillian Anderson, outra americana a viver a poderosa política conservadora. Ela está irreconhecível e fenomenal no novo trailer da quarta temporada de ‘The Crown’, disponível na Netflix a partir de 15 de novembro.
Trechos de cenas mostram a relação tensa entre a inflexível Thatcher e a não menos rígida rainha Elizabeth. “Duas mulheres no comando é a última coisa que o País precisa”, diz o ranzinza príncipe Philip. “Talvez seja exatamente o que precisa”, responde a monarca. Eletricidade no ar.
De origem humilde, humilhada na juventude por suas ambições e alvo de implacável machismo no parlamento, Margaret Thatcher se tornou a mulher mais poderosa e temida do Reino Unido (depois da rainha, obviamente) em 1979. Comandou sua nação por 11 anos. Enfrentou crises econômicas, greves, uma guerra contra a Argentina e vários escândalos da família real.
Dois anos após deixar o poder, a ex-Primeira Ministra recebeu o título de baronesa. Morreu em abril de 2013, aos 87 anos, em consequência de um AVC (acidente vascular cerebral). Passou os últimos anos de vida lutando contra os efeitos da demência senil em uma confortável casa no elitista bairro Belgravia, em Londres.
No trailer, percebe-se que Gillian Anderson, nascida em Chicago, consegue reproduzir com assombrosa semelhança o jeito peculiar de falar de Margaret Thatcher. A caracterização — com o penteado inconfundível — a deixou realmente parecida com a controversa política que adorava dizer ‘não’ a oponentes e aliados.
Radicada na Inglaterra há muitos anos, a atriz americana, de 52 anos, conseguiu superar o estigma da personagem que a deixou mundialmente famosa, a agente do FBI Dana Scully, da série ‘Arquivo X’, encarando personagens bem diferentes entre si, como a aristocrática Anna Pavlovna Scherer (‘Guerra e Paz’), a detetive Stella Gibson (‘The Fall’) e a terapeuta Jean Milburn (‘Sex Education’).
Com a performance como Thatcher, ela parece dar um passo além. Um tipo de papel e de interpretação capazes de renovar uma carreira e gerar importantes prêmios. Até então, ninguém ousaria imaginar que outra atriz conseguiria registro tão fiel como o fez Meryl Streep. Gillian Anderson mostra que sempre é possível se superar e surpreender.
Veja o trailer: