Globo corta beijo gay às 18h e faz LGBTs sofrerem às 21h
Emissora apresenta atualmente cerca de 15 personagens não heterossexuais divididos em suas cinco novelas
A sequência de beijo na boca entre as personagens Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anajú Dorigon), em Órfãos da Terra, foi cortada do capítulo disponibilizado antecipadamente na plataforma GloboPlay. Na TV, a cena estava prevista para ser exibida hoje.
Muitos telespectadores da novela e fãs do casal shippado ‘Vamila’ protestaram nas redes sociais. Houve quem enxergasse censura. A Globo negou. Disse que a exclusão do beijo foi uma opção estritamente artística.
Há exatamente um ano, na mesma faixa das 18h, a emissora levou ao ar um propagado beijo gay na trama de época Orgulho e Paixão.
Os personagens Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Pedro Henrique Müller) se tornaram os primeiros homens a se beijar naquela faixa horária da teledramaturgia do canal.
Na semana passada, o beijo discreto entre Pablo (Rafael Infante) e William (Diego Montez) na produção das 19h, Bom Sucesso, foi vista com naturalidade pelo público, sem protestos virtuais.
Por isso, causa estranheza a decisão da Globo de não mostrar o beijo de Camila e Valéria. Outros folhetins da emissora já tiveram cenas românticas entre personagens lésbicas.
No momento, o novelão das 21h, A Dona do Pedaço, aborda três personagens LGBTs – todos em situação complicada.
O empresário Agno (Malvino Salvador), recém-separado da mulher, não aceita ser rejeitado pelo boxeador Rock (Caio Castro), que se declara heterossexual.
Já o faxineiro Leandro (Guilherme Leicam) se sente rejeitado por não ser correspondido por Agno. A declaração de afeto do rapaz aconteceu no capítulo de quinta-feira (5).
Enquanto isso, a transexual Britney (Glamour Garcia) enfrenta a transfobia da patroa, Fabiana (Nathália Dill), e a aversão do ex-namorado Abel (Pedro Carvalho).
Não está nada fácil a vida dos personagens gays e trans nas ficções atuais da Globo.