Globo mostra Regina Duarte após 'esconder' atriz duas vezes
Veterana volta ao horário nobre com a reprise de 'Império' onze meses depois de deixar o governo Bolsonaro
Na noite de domingo (11), a Globo exibiu chamada de elenco de 'Império'. A novela exibida entre julho de 2014 e março de 2015 será reapresentada em edição especial na faixa das 21h a partir desta segunda-feira. A inédita 'Em Seu Lugar', de Lícia Manzo, foi adiada por conta de atrasos nas gravações relacionados à pandemia de covid-19.
A imagem de Regina Duarte foi incluída no clipe de 'Império'. A atriz fez participação na primeira fase do folhetim escrito por Aguinaldo Silva. Ela interpreta Maria Joaquina, especialista em pedras preciosas que negocia com o jovem José Alfredo (Chay Suede).
Não deixa de ser surpreendente ver a veterana das novelas na tela da Globo em 2021. No ano passado, a artista foi ‘escondida’ em duas ocasiões após rescindir contrato com o canal para ser secretária de Cultura de Jair Bolsonaro em Brasília - a incursão na política durou apenas 77 dias.
Em maio, a emissora carioca promoveu nos intervalos um vídeo para anunciar a inclusão de novelas antigas no catálogo do Globoplay. Regina Duarte participou de seis produções com cenas destacadas na propaganda, sendo protagonista de quatro delas: 'Roque Santeiro' (1986), 'Vale Tudo' (1988), 'História de Amor' (1995) e 'Rainha da Sucata' (1990).
Apesar de sua importância nesses folhetins, a edição mostrou somente um braço dela em rápida sequência do personagem Sinhozinho Malta (Lima Duarte). As redes sociais e vários veículos de imprensa questionaram se teria havido boicote por parte do canal.
O suposto 'cancelamento' prosseguiu após ela deixar o cargo público no governo Bolsonaro. O lançamento de 'Vale Tudo' no Globoplay mereceu matéria especial no 'Fantástico'. A protagonista Raquel apareceu com destaque na famosa sequência em que rasga o vestido de noiva da filha vilã Maria de Fátima (Gloria Pires), porém, Regina Duarte não estava entre os atores entrevistados pelo programa para comentar o sucesso e a contemporaneidade da novela.
A malsucedida passagem pelo governo de Bolsonaro - a nomeação para a Cinemateca Brasileira ficou só na promessa - fez surgir torcida de fãs para que a atriz retorne às novelas. A 'Veja' chegou a noticiar que ela estaria na próxima trama de Gloria Perez. Nada foi confirmado. Até o momento, continua sem vínculo com emissora e não recebeu convite oficial para novo personagem. Regina Duarte completou 74 anos em fevereiro.