GloboNews: jornalista chama Bolsonaro de "Tiririca raivoso"
Epidemia de covid-19 faz a emissora de notícias do Grupo Globo aumentar o tom contra o presidente
Na tarde desta segunda-feira (23), o comentarista Octavio Guedes, do programa Estúdio i, da GloboNews, disparou críticas e ironias à maneira como Jair Bolsonaro conduz a força-tarefa de combate à proliferação do novo coronavírus no Brasil. O jornalista disse que o presidente age com "ignorância sanitária" ao minimizar a gravidade da pandemia e por insistir em classificar a preocupação geral como "histeria".
A pedido da âncora Maria Beltrão, Guedes analisou a avaliação popular do presidente feita por pesquisa do Datafolha. Os dados mostram Bolsonaro com aprovação de 35% e reprovação de 33% na gestão da crise da covid-19. Para Octavio Guedes, esse índice de desaprovação mostra que o presidente é "desimportante" e "insignificante". Afirmou ainda que a postura do chefe do Executivo causa "constrangimento". "Ele é um Tiririca raivoso", disse o jornalista, em referência ao humorista e deputado federal Tiririca.
Desde o início da cobertura especial da epidemia do novo coronavírus, a maioria dos comentaristas da GloboNews engrossou o tom das críticas a Jair Bolsonaro. Medalhões do telejornalismo do canal, como Merval Pereira e Míriam Leitão, não poupam adjetivos negativos ao se referir ao presidente. Em conversa com apoiadores na sexta-feira (20), diante do Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro se queixou da Globo. Na opinião dele, a emissora faz campanha para estimular panelaços e instaurar o pânico na população.