Gordinhas são lindas, diz modelo plus size que desfila na TV
Monica Casareggio posou para ensaio com frases de ‘gordofobia’ mais ouvidas.
Aos 46 anos, a ex-secretária executiva Monica Casareggio se tornou uma das modelos plus size mais bem-sucedidas do País.
Ela fez parte do time que desfila em dois programas da TV Gazeta: o ‘Mulheres’, vespertino comandado por Regina Volpato, e o noturno ‘Todo Seu’, de Ronnie Von.
Com 1,74 de altura, ela pesa entre 85 kg e 89 kg. “Permito-me oscilar de forma consciente e saudável, sem neuras”, diz.
É uma das poucas modelos plus size (com manequim a partir do 46) com trabalho fixo na televisão brasileira. Uma valiosa visibilidade contra a ‘gordofobia’.
“Sei que represento milhões de brasileiras acima do tal peso ideal”, relata a modelo. “Estar na TV é importante para combater o preconceito contra essas mulheres às vezes tão desprezadas.”
Desde 2009, Monica Casareggio faz parte do coletivo ‘Mulheres Reais’, fundado pelo empresário Adilton Amaral.
O grupo usa a moda para incentivar a autoestima feminina, especialmente das brasileiras quem se sentem excluídas por conta do padrão de magreza valorizado na mídia.
“As gordinhas são lindas, inteligentes, carismáticas”, afirma a modelo veterana. “Beleza e elegância não são exclusividade das magras. A mulher que conhece o próprio corpo pode usar a moda para se sentir empoderada.”
Monica posou para um ensaio fotográfico (sem Photoshop) da grife Ênfase Plus. Ela segurou balões com frases que toda gordinha já ouviu.
Exemplos: “Só faz gordice”, “Por que não emagrece?”, “Emagreça ou vai continuar solteira”, “Só é gorda quem quer”.
“Recorremos ao humor para mostrar o quanto a ‘gordofobia’ está enraizada no nosso dia a dia”, explica a modelo. “As pessoas são preconceituosas sem nem perceber.”
Veja também: