Grife demite modelo plus size gay por comentários racistas
Michael McCauley havia sido contratado por marca que antes só usava corpos malhados
A cobiçada etiqueta nova-iorquina Abercrombie & Fitch demitiu o modelo plus size gay Michael McCauley após bombástica repercussão nas redes sociais de antigos comentários feitos por ele. Nas mensagens havia críticas aos militantes do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) e deboche pela reivindicação por mais artistas negros entre os indicados ao Oscar.
Até a explosão do escândalo, McCauley se apresentava como 'o modelo preferido dos gays ursos da América'. Urso é o termo usado para definir homossexuais grandes, peludos e com barba. A comunidade 'ursina' está entre as mais atuantes no meio LGBTQI+.
O modelo estrelou a campanha Face Your Fierce (Encare sua Força), na qual a Abercrombie & Fitch promovia a positividade corporal e o autoempoderamento. A grife se tornou famosa no planeta por recrutar exclusivamente modelos masculinos com corpos esculpidos que apareciam sem camisa nas campanhas publicitárias.
Em fase de reestruturação, a A&F tenta agora atrair consumidores de silhueta comum para ser mais inclusiva, politicamente correta e sobreviver à crise no varejo de vestuário. A polêmica provocada por Michael McCauley estremeceu o departamento de marketing da empresa.
Em postagem no Instagram, o modelo afirmou não ter tido a intenção de ofender ninguém e pediu desculpas. "Aquelas ofensas não representam a pessoa que sou hoje", disse em um vídeo.