Império: trama de Maria Marta imita filme de Hollywood
Maria Marta (Lilia Cabral) e Norma Desmond (Gloria Swanson) têm muito em comum.
A imperatriz falida de Império e a atriz decadente de Crepúsculo dos Deus são obcecadas por homens que não as amam — o Comendador Zé Alfredo (Alexandre Nero) e o roteirista Joe Gills (William Holden), respectivamente.
Além disso, ambas têm como cúmplice o ex-marido camuflado como mordomo fiel. Na novela, Silviano (Othon Bastos). No filme de 1950, Max von Mayerling (Erich von Stroheim).
Coincidentemente, Lilia e Gloria possuem semelhança física também.
A revelação de que Maria Marta e Silviano foram casados surgiu no blog do autor da trama, Aguinaldo Silva.
Cinéfilo e estudioso da antiga Hollywood, ele é fã de Sunset Boulevard, título original do longa dirigido pelo genial Billy Wilder. Chegou a citar a obra em um texto especial para a revista Veja, em 2013.
O filme é uma alegoria interessante sobre a obsessão por fama e poder, e a perda do bom senso e da racionalidade nessa busca doentia.
No final de Crepúsculo dos Deuses, Norma sucumbe à passionalidade ao matar o homem que a rejeita — e enlouquece de vez.
Já o desfecho de Maria Marta e de seu Comendador será conhecido apenas no dia 20 de março, quando irá ao ar o último capítulo de Império.
Com 153 capítulos exibidos até quarta-feira (14), a novela registra audiência média de 33 pontos. Quatro a mais do que a antecessora, Em Família, de Manoel Carlos.