Jornalista se irrita por governo ignorar pedidos da Globo
André Trigueiro reclama ao vivo, duas vezes no mesmo dia, da falta de respostas a questionamentos sobre a política ambiental
Na manhã de segunda-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro disse em conversa com apoiadores que é “imorrível”. Já seu governo se faz de morto em relação à Globo e GloboNews.
Órgãos federais ligados ao meio ambiente não deram respostas solicitadas pelos dois canais. A reclamação foi verbalizada pelo jornalista André Trigueiro, especializado em recursos naturais e sustentabilidade.
Ontem à tarde, na bancada do ‘Estúdio i’, ele reagiu à informação de que o desmatamento na Amazônia atingiu 778 km² em abril, maior índice para o mês em 10 anos. Chegou a interromper a âncora Maria Beltrão para externar indignação.
“Me perdoe, a gente vive dizendo que aguardamos resposta do Meio Ambiente, aguardamos resposta do Conselho da Amazônia. Já perdi a conta de quantas vezes a gente pede e não tem resposta”, afirmou.
“Isso não é republicano, não é democrático. Não é opção do governo para quem dar, e se dar, resposta. Eles não são os donos da Amazônia, dos dados, do dinheiro do orçamento. Isso é de interesse público. Quando um jornalista pergunta ‘por que aconteceu?’, ‘o que você tem a dizer?’, é dever do Estado responder.”
Horas depois, no ‘Em Pauta’, voltou a demonstrar irritação com o silêncio do governo sobre o mesmo tema. “A GloboNews está pedindo nota o dia inteiro ao Ministério do Meio Ambiente sobre esse assunto. Adivinha qual foi a resposta?”, disse, deixando evidente que, mais uma vez, a pasta do ministro Ricardo Salles não atendeu ao pedido da emissora.
A Globo e a GloboNews enfrentam o problema desde o início do mandato de Bolsonaro, que se diz “perseguido” pelos veículos pertencentes à família Marinho. O Palácio do Planalto e os ministérios não responderam relevante parte dos questionamentos enviados pelas produções. Os canais foram deixados ‘no vácuo’.
André Trigueiro se tornou um dos críticos mais enfáticos do presidente e seu governo, principalmente em relação à política ambiental e sobre a gestão da pandemia de covid-19. Além de participar de programas da GloboNews, ele faz parte do time de apresentadores eventuais do ‘Jornal Nacional’.