Maioria dos brasileiros confia nas notícias exibidas na TV
Pesquisa da Kantar Ibope revela o poder de influência das emissoras também entre as pessoas que consomem o noticiário online
A disseminação das fake news e a guerra de dados a respeito das eleições estremeceram o jornalismo em 2018. Muitos brasileiros ficaram em dúvida sobre quais as melhores e mais confiáveis fontes de informação.
Apesar disso, o telejornalismo conseguiu manter alto nível de credibilidade. É o que aponta pesquisa do Target Group da empresa Kantar Ibope.
As notícias veiculadas na TV são a principal base de informações para 71% dos entrevistados – e 56% confiam naquilo que os telejornais exibem.
Essa preferência reflete no ambiente online. Entre as pessoas que acessam notícias na internet, 51% preferem os sites e aplicativos de canais de TV convencionais, enquanto 42% optam por se atualizar nas redes sociais.
Neste ano, várias faixas horárias de novelas tiveram queda de audiência. Já a maioria dos telejornais e jornalísticos policiais registraram aumento de público.
A realidade se sobrepôs à ficção. O brasileiro em geral se mostrou mais interessado em consumir notícias sobre política, economia e segurança pública do que os previsíveis romances de folhetins.
Veja também: