Ministro genro de Silvio Santos é elogiado pela Globo
Fábio Faria fala da ameaça de Bolsonaro de emperrar a renovação da concessão da emissora ‘inimiga’ do governo
Alvo frequente de críticas, xingamentos e ironias de Jair Bolsonaro, a TV Globo está satisfeita com a diplomacia exercida pelo titular da pasta das Comunicações, Fábio Faria. “A relação (do Grupo Globo) com o governo melhorou muito desde a posse do ministro, que tem estado à altura da importância dos setores das telecomunicações e da radiodifusão no Brasil”, afirmou em nota à revista ‘Poder’ o vice-presidente de relações institucionais da holding da família Marinho, Paulo Tonet Camargo.
A declaração faz parte de matéria assinada por Paulo Vieira na edição de outubro da publicação dirigida pela jornalista Joyce Pascowitch. Político com pinta de galã de novela, Fábio Faria posou para o fotógrafo Orlando Brito. Um dos temas abordados na entrevista é a ameaça de Bolsonaro de dificultar ao máximo a renovação da concessão de funcionamento da Globo. O processo precisa ser encaminhado pelo governo em 2022, último ano do mandato do presidente.
"Vai ter que estar direitinho a contabilidade para que possa ter a concessão renovada. Se não estiver tudo certo, não renovo a de vocês (Globo) e nem a de ninguém”, anunciou Bolsonaro em abril deste ano. Ele comentou a respeito anteriormente. “Temos uma conversa em 2022. Eu tenho que estar morto até lá, no processo de renovação (da concessão) de vocês. Não vai ser perseguição. Mas o processo tem que estar enxuto, tem que estar legal. Não vai ter jeitinho para vocês nem para ninguém”, disse durante live em outubro de 2019.
Questionado, o articulado ministro das Comunicações minimiza a tensão entre o chefe do Executivo e a principal emissora de TV do País. “Nunca tratei disso com o presidente, até porque a decisão é 100% técnica, não existe decisão política sobre isso, se estiver tudo bem, a concessão será mantida”, disse. Na prática, de acordo com a lei, o presidente da República não pode suspender ou cancelar a concessão de uma emissora sem o aval da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Marido da apresentadora Patrícia Abravanel, a filha número 4 de Silvio Santos, com quem sempre aparece em revistas de famosos, Fábio Faria defende o direito de a imprensa criticar ações do governo, porém espera que haja espaço para promover o que dá certo na administração federal. “Se tiver (algo) negativo, pode publicar, mas publica também o positivo, a população tem de saber as notícias ruins, as factuais e as boas também.”