Morre aos 52 anos o arquiteto e ativista LGBT André Piva
Ele era irmão do ator Guilherme Piva e marido do estilista Carlos Tufvesson
Morreu na quarta-feira (5), no Rio, o premiado arquiteto André Piva. Gaúcho, ele fez carreira no Rio, onde assinou importantes projetos. Deixou obras reconhecidas também no exterior. Tinha 52 anos e sofria de leucemia. O enterro será reservado à família.
André viveu por 25 anos com Carlos Tufvesson, um dos estilistas de moda festa mais bem-sucedidos do Brasil. Os dois oficializaram a união em 2013, após uma batalha nos tribunais acompanhada pela imprensa.
Apesar de decisão do STF favorável ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, um juiz do Rio negou a eles a conversão da união estável para o status de casados oficialmente. O documento só foi emitido depois do julgamento de recursos.
Na época, Carlos Tufvesson comandava a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio de Janeiro. A partir dos desafios pessoais, o designer de moda e o arquiteto se tornaram importantes ativistas da causa LGBT no País.
Sócio do restaurante Malta Beef Club, frequentado por famosos e VIPs no Rio, André Piva era irmão do ator Guilherme Piva, visto no momento interpretando Licurgo na novela 'Novo Mundo', na faixa das 18h30 da Globo.