Necropsia revela dramáticos minutos finais de galã da TV
Pedro Lima havia procurado ajuda psiquiátrica poucas semanas antes de ser encontrado morto
De acordo com o exame cadavérico, o ator angolano-português Pedro Lima se golpeou na artéria carótida (localizada na lateral do pescoço) e no abdômen. Os ferimentos provocaram intenso sangramento. O artista então caiu ou se jogou no mar. Minutos depois morreu por afogamento. O corpo foi encontrado na manhã de sábado (20). Ele tinha 49 anos, deixou mulher e cinco filhos. Era um dos artistas mais populares da televisão lusa.
Somente depois de sua trágica morte veio a público a batalha solitária contra severa depressão. Um mês antes de se suicidar, procurou um psiquiatra e passou a tomar medicação diária. Segundo amigos próximos, Pedro estava à beira da falência. A situação financeira ficou ainda pior após o canal TVI, onde trabalhava havia vinte anos, reduzir em 50% o salário de 6 mil euros (cerca de 35 mil reais). O distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19 impediu o artista de fazer trabalhos extras para complementar a renda.
Pedro Lima passou a última noite em claro, sem conseguir dormir. Saiu de casa antes das 6h da manhã. Ao notar a ausência do marido, a ceramista Anna Westerlund acionou alguns parentes e a polícia. Pouco depois, o ator enviou mensagens de celular a amigos íntimos. Pediu que cuidassem dos filhos dele. O alerta à polícia marítima de um corpo preso às rochas em uma praia em Cascais colocou fim à procura pelo veterano galã.
A notícia de sua morte comoveu a todos. A revelação da causa produziu incredulidade. Poucos sabiam do martírio vivido por aquele homem belo e atlético, aparentemente feliz. Dois meses antes de se despedir da vida, Pedro Lima fez um post no Instagram para lamentar a morte por infarto do ator Filipe Duarte, o Gabo da novela Amor de Mãe, da Globo. Relembrou ter sido bem tratado pelo colega de profissão todas as vezes em que se encontraram. "Um homem que sorri, abraça e se interessa por outro de forma tão espontânea e natural é o homem que eu também ambiciono ser", escreveu.