Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jeff Benício

Negros aparecem em apenas 34% dos anúncios em redes sociais

Levantamento mostra que LGBTs e pessoas com alguma deficiência também são pouco representados na publicidade online

17 jun 2020 - 10h52
(atualizado às 10h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisa realizada pela consultoria de inteligência de mercado e relacionamento digital Elife, em parceria com a agência de soluções criativas SA365, confirma a pouca diversidade racial nas peças publicitárias nas redes sociais brasileiras.

Monitoramento de janeiro a dezembro de 2019 em 5.261 posts no Facebook e no Instagram dos 20 principais anunciantes do País indicou o protagonismo de brancos. Eles apareceram em 87% das ações. Enquanto isso, negros foram inseridos somente em 34% dos anúncios.

A médica Thelma Assis, vencedora do BBB20, é uma das poucas negras a emplacar vários anúncios de grandes anunciantes nas principais redes sociais nesse período de pandemia de covid-19
A médica Thelma Assis, vencedora do BBB20, é uma das poucas negras a emplacar vários anúncios de grandes anunciantes nas principais redes sociais nesse período de pandemia de covid-19
Foto: Divulgação

De acordo com os promotores do levantamento, houve queda de 10% na visibilidade de negros na comparação com 2018. Uma sub-representação gritante. Pretos e pardos representam 56% da população do Brasil.

Essa distorção da realidade social e do perfil dos consumidores na escalação do elenco de anúncios deve mudar. A recente onda de protestos antirracistas pelo mundo fará as agências de publicidade reverem a presença de negros nas campanhas criadas a seus clientes.

O mesmo estudo indicou a baixa representatividade de outro grupo alvo de preconceito: os LGBTs. Apenas 4% dos anúncios online de grandes anunciantes tinham figuras públicas assumidamente gays, lésbicas ou afins, ou alguma representação afetiva dessa minoria.

Os asiáticos (1%) e as pessoas com algum tipo de deficiência (3%) também apareceram pouco na publicidade veiculada nas redes sociais no ano passado. Os indígenas não foram vistos em nenhum dos mais de 5 mil anúncios analisados.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade