Novo cenário do ‘JN’ gera piadas por ‘copiar’ RedeTV! News
Visual futurista impressiona enquanto o formato permanece o mesmo
Quanto mais expectativa se gera, maior a chance de frustração. Esperava-se uma revolução no ‘novo’ Jornal Nacional. Não apenas no cenário mas também no conteúdo.
A estreia da nova redação-estúdio, na segunda-feira (19), mostrou que a preocupação com a estética pode ter ofuscado o que realmente interessa: o jornalismo.
“Tanta inovação que, num primeiro momento, até parece que a tecnologia é a estrela principal”, narrou o repórter Pedro Bassan na matéria que apresentou o prédio com 1.400 metros quadrados construído especialmente para abrigar o ‘JN’. “Mas é tudo a serviço da informação”, completou.
O cenário é realmente bonito. Amplo, moderno, imponente. Mas não apresenta nada que já não tenha sido visto na tendência internacional de integrar a bancada dos âncoras ao centro nervoso da notícia, onde trabalham jornalistas, pauteiros, editores e produtores.
O visual do JN lembra o de telejornais de outras grandes emissoras, como a inglesa BBC News, a espanhola Antena 3 e a catariana Al Jazeera – um detalhe o difere dos demais: os feixes de luz que formam uma bela estrutura no contorno do círculo onde ficam William Bonner e Renata Vasconcellos.
Mas a comparação instantânea é mesmo com o RedeTV! News, principal jornalístico do canal paulista, ancorado por Boris Casoy e Amanda Klein.
Da geometria às cores, o cenário milionário do JN lembra muito o do telejornal da concorrente. As redes sociais não perdoaram tal semelhança. Inúmeras mensagens e memes ironizaram a atração da Globo, sugerindo inspiração ou ‘cópia lavada’.
Uma montagem até inseriu sobre a imagem final do Jornal Nacional o ‘selo’ que encerra o RedeTV News, com a identificação do superintendente de Jornalismo e Esporte da RedeTV!, Franz Vacek (confira na reprodução).
A edição especial do Jornal Nacional não teve tempo para exibir as aguardadas novidades no formato. Talvez apareçam aos poucos, nos próximos dias.
Uma matéria com mais de cinco minutos de duração conduziu o telespectador pelas novas instalações e transmitiu a maior parte do discurso do presidente do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho.
O executivo reafirmou a “paixão pelo jornalismo”, disse que a Globo vai “continuar sendo uma empresa familiar” que “investe hoje para construir o futuro onde queremos viver”.