Ódio pela TV? Brasileiro está cada vez mais sintonizado
Levantamento do Ibope revela aumento do tempo médio de consumo da programação no País
O que mais se vê nas redes sociais é gente a jurar que não assiste à TV. Quem afirma desprezar o veículo diz consumir apenas o conteúdo da internet. Os números mostram o contrário. O estudo 'Inside TV' da Kantar Ibope Media aponta aumento de 34 minutos no tempo médio consumido com a televisão nos últimos cinco anos.
Na comparação de 2018 com 2019, o brasileiro viu, em média, 10 minutos a mais de TV. Passou de 6 horas e 7 minutos por dia para 6 horas e 17 minutos. Ou seja, gasta mais de 1/4 de seu tempo diário assistindo à telejornais, novelas, filmes, mesas redondas sobre esporte, reality shows e outras atrações.
Entre as cinco regiões do Brasil, a que mais consome TV é o Norte (6h30 por dia). Em segundo lugar, o Sudeste (6h29). Na terceira posição, o Sul (6h19). O Nordeste aparece em quarto (5h45). O Centro-Oeste (5h31) é onde menos se vê televisão no País. A média diária mundial fica em 2 horas e 55 minutos. Ou seja, o brasileiro está entre os povos que mais se informam e entretém pela televisão.
Nas últimas semanas, o isolamento social por conta da pandemia global de covid-19 impulsionou o aumento do número de aparelhos de TV ligados. Confinados em casa, os brasileiros enxergam na TV um meio confiável de informação e uma válvula de escape para minimizar a dura realidade lá fora. Levantamentos futuros deverão registrar ainda mais influência da boa e velha televisão no cotidiano das famílias brasileiras.