Onda de frio faz mais pessoas darem audiência à Globo
Atrações do horário nobre da emissora registram índices acima da média em dia de temperaturas baixas
Julho é, tradicionalmente, um mês complicado para a televisão. Com as férias escolares, muita gente viaja e cai o número de TVs ligadas.
Mas há um contraponto: a chegada do frio invernal mantém mais pessoas em casa à noite, sintonizadas nos principais canais.
A quinta-feira, dia 4, foi ótima para a Globo. Até o Jornal Hoje, que vive uma fase complicada no Ibope, registrou audiência melhor.
Ainda na tarde gelada de ontem, a reprise de Por Amor no Vale a Pena Ver de Novo superou o público de Malhação – Toda Forma de Amar: 21 a 20,5.
As novelas também se beneficiaram do recolhimento doméstico devido ao frio.
Órfãos da Terra teve uma das maiores médias (24 pontos) desde a estreia, em abril. Verão 90 igualou o próprio recorde, com 32.
O JN segurou a audiência herdada da trama cômica e chegou a 33 de média. A Dona do Pedaço fechou o capítulo com 35.
Os programas seguintes – Sob Pressão, Lady Night, Jornal da Globo, Conversa com Bial – também conseguiram boa pontuação no ranking.
Nas outras emissoras de sinal aberto não houve crescimento relevante na comparação com dias anteriores.
A exceção foi A Praça é Nossa. O humorístico do SBT cresceu no Ibope na comparação com o desempenho das semanas anteriores.
Não apenas o frio tem ajudado a Globo a se distanciar das concorrentes. O número de brasileiros com assinatura de canais pagos caiu significativamente.
Entre maio de 2018 e maio de 2019, 1 milhão e 100 mil residências cancelaram o acesso à TV por assinatura no Brasil.
Agora sem tantas opções de programação, a maioria dessas famílias atingidas pela retração econômica parece deixar o aparelho ligado na Globo – um hábito que se perpetua.