‘Protagonistas Invisíveis’ valoriza os anônimos do teatro
Programa apresentado por André Grecco no Arte1 joga luz sobre quem não recebe diretamente o reconhecimento do público
Quando os atores vivem o momento triunfal dos aplausos ao final de um espetáculo, dezenas de profissionais espalhados pelo teatro se mantêm incógnitos, apesar da contribuição imprescindível para fazer a peça acontecer. Esses profissionais sem visibilidade são homenageados na série documental ‘Protagonistas Invisíveis’, no ar desde 22 de novembro no canal Arte1.
A cada domingo, às 20h, é exibido um novo episódio. O projeto foi idealizado pelo ator, diretor e iluminador André Grecco e tem direção de Adriana S. Lopes. As entrevistas com cenotécnicos, maquinistas, contrarregras, operadores de som e de luz, camareiras e diretores de palco revelam lembranças e histórias de bastidores.
“É fundamental olhar para esses profissionais como artistas”, afirma Grecco, que também é o apresentador da produção. “São homens e mulheres de teatro, apaixonados por suas profissões e que, na maioria das vezes, não percebemos suas presenças.” As entrevistas em tom intimista foram gravadas no teatro em que o entrevistado trabalha ou trabalhou durante o maior tempo de sua carreira.
Surgem diante da câmera especialistas como a diretora de cena Elisete Jeremias, o gestor de cenotécnica Aníbal Marques (Pelé), a camareira Maria Aparecida Magalhães de Mello, a figurinista e maquiadora Sonia Ushiyama Souto e o técnico de som Almir Rogério Agustinelli. ‘Protagonistas Invisíveis’ terá 14 episódios, com um profissional de teatro em destaque a cada semana.