Renovamos a esperança do povo, diz diretor da TV Aparecida
Irmão Alan Patrick Zuccherato assume o comando da programação da emissora e apresenta uma atração com espaço para ouvir o telespectador
A TV Aparecida tem se destacado por conseguir pontuar acima da RedeTV! e da Band em algumas ocasiões. Trata-se de uma façanha para um canal católico com programação rigorosamente familiar.
A emissora inaugurada em 2005 tem um novo diretor de programação, o Irmão Alan Patrick Zuccherato, membro da Congregação Redentorista.
Como missionário, ele segue as mesmas doutrinas que os padres, mas não comanda cerimônias tradicionais, como missa e batizado. Sua missão é, por meio da Igreja Católica, ajudar os menos favorecidos.
Além de liderar a equipe que determina o rumo artístico da TV, Irmão Alan apresenta o programa Com a Mãe Aparecida, exibido de segunda a sábado, às 10h.
Durante a atração, os telespectadores se manifestam para dar testemunhos, pedir orações e comentar reflexões feitas pelo apresentador.
Em conversa com o Terra, Zuccherato explicou como a TV Aparecida pretende consolidar seu crescimento e comentou as novidades que começam a pavimentar as comemorações dos 15 anos da emissora.
Como avalia o início do programa Com a Mãe Aparecida?
São muito positivas as reações que estamos recebendo nestas primeiras semanas. A TV Aparecida está cada vez mais empenhada em conversar e rezar com o devoto de Nossa Senhora, oferecendo uma programação com interatividade, devoção, alegria e evangelização. A partir destas motivações notamos que a TV de Nossa Senhora, e este novo programa, estão cumprindo bem o seu papel de levar o Santuário Nacional e as bênçãos da Mãe Aparecida aos seus filhos queridos e a todos os lares brasileiros.
Qual a importância da interatividade com os telespectadores durante a atração?
O programa nasceu com a finalidade de acolher e ouvir as pessoas, que na maioria das vezes passaram por problemas de saúde, familiares, financeiros e precisam de uma companhia, uma palavra amiga, ou simplesmente rezar e agradecer. Quando abrimos espaço para essas pessoas contarem suas histórias, impactamos muitas outras que estão assistindo e acabam tendo sua fé e esperança renovadas. Elas se sentem acolhidas, por isso a interatividade é tão importante.
Como novo diretor de programação da TV Aparecida, quais suas prioridades?
A TV Aparecida vem desenvolvendo um trabalho consistente. Contamos com equipes competentes que se baseiam em estudos com o nosso público. Eu venho para somar, dando continuidade às estratégias já traçadas para 2019 e focando no planejamento de 2020, que será um ano comemorativo, pois a TV Aparecida completará 15 anos. O público pode esperar novidades e uma programação especial para celebrar essa conquista.
A TV Aparecida se destaca não apenas por programas religiosos, mas também pelas atrações femininas e de jornalismo. Haverá novas contratações, estreias e investimentos?
Em 2019, além da nova grade lançada no início de março, teremos as estreias das temporadas nas noites de sexta-feira. Após a atual edição do Tudo em Família, que vai até junho, Claudete Troiano vai estrear um programa noturno, que terá música, bate-papo, convidados e atrações especiais. Em setembro, teremos mais uma edição do Revelações Sertanejo, reality show que busca talentos da música sertaneja. Além disso, ao longo do ano, continuaremos nosso trabalho de busca por conteúdo inédito, por meio de parcerias com produtoras e licenciamento de filmes e séries, para enriquecer a nossa grade.
Como avalia a recente troca das novelas por séries na emissora?
Mais do que somente o formato, priorizamos as boas histórias. Nesse momento, encontramos boas opções de dramaturgia no formato de série e decidimos investir nessas histórias, pois acreditamos que estejam de acordo com o que o nosso público espera da TV Aparecida.
Vocês têm intenção de disputar no Ibope com os canais mais comerciais?
A TV Aparecida nasceu com a missão de levar a boa notícia para o povo brasileiro, com uma programação adequada à família. O nosso compromisso é oferecer conteúdo que contribua para o desenvolvimento das pessoas no âmbito pessoal, familiar e espiritual. Não vamos abrir mão desse compromisso para buscar apenas números de audiência.
O senhor consume muita televisão? Fora a TV Aparecida, o que assiste?
Apesar da rotina intensa na direção da TV, na apresentação do programa Com a Mãe Aparecida e outros compromissos da Congregação Redentorista, procuro separar um tempo para acompanhar as outras emissoras. Afinal, precisamos estar atentos às tendências para que possamos tomar boas decisões e oferecer sempre o melhor na nossa programação.