Temos nosso DNA jornalístico, afirma Franz Vacek, da RedeTV!
Superintendente de Jornalismo investe na cobertura online e comenta influência das emissoras na eleição presidencial.
Há três anos, Franz Vacek deixou o posto de correspondente internacional baseado em Paris para assumir a Superintendência de Jornalismo e Esportes da RedeTV!.
Neste período, a emissora ganhou relevância no exterior ao ser premiada por um trabalho investigado que descobriu um gigantesco e bilionário esquema de lavagem de dinheiro e corrupção.
O canal passou a contar com estrelas do telejornalismo como Boris Casoy, Mariana Godoy e Rosana Jatobá, e ampliou presença na internet.
Sem temer as ‘fake news’, Vacek anuncia que a cobertura online ganhará ainda mais investimentos em 2018. O jornalista conversou com o blog:
Como avalia 2017 para o jornalismo da RedeTV?
Foi um ano pautado pelos fatos de Brasília, principalmente oriundos da Lava Jato. Tivemos que nos adaptar para atender a essa crescente demanda. Deslocamos o experiente Mauro Tagliaferri, ao lado de Eric Klein, e inauguramos a nova redação da RedeTV! na capital federal. Sem dúvida foi um ano no qual nos destacamos pela nossa independência e isenção. Podemos usar em todo tipo de manifestação popular o nosso microfone sem escondê-lo. Boris Casoy fez um ano à frente do RedeTV! News. Ele está feliz e nós, orgulhosos de tê-lo conosco. Fizemos reportagens marcantes dentro e fora do País no ‘Documento Verdade’ e exibimos a nossa já tradicional Retrospectiva com uma linguagem própria, sem imitar nenhuma emissora. Temos o nosso DNA jornalístico. Por fim, fiquei extremamente feliz em termos sido também ganhadores do pr incipal prêmio de jornalismo do mundo, o ‘Pulitzer’, devido a nossa participação no caso ‘Panama Papers’, que fizemos parte depois da minha filiação no Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. Muita gente reclama de telejornais da emissora ‘A’ ou ‘B’. Quem quiser pode ter a opção de nos sintonizar e terá acesso a jornalismo de qualidade.
Quais as novidades em programação e contratações?
Contratamos a ótima jornalista Rosana Jatobá. Ela fará sua estreia no rodízio da bancada do RedeTV News! no início de 2018. Jatobá terá também um quadro com reportagens especiais sobre sustentabilidade. Ela saiu-se extremamente bem nos pilotos que fizemos para o estudo de um possível telejornal matinal com ela e mais um apresentador. Também fizemos um ótimo piloto para um programa com o Boris Casoy, mas há a necessidade de pesquisarmos a grade de programação e patrocinadores para viabilização desses e outros projetos para o jornalismo e a cobertura esportiva da emissora.
O ano de 2018 terá eleições e Copa do Mundo. Como a RedeTV! vai cobrir eventos tão relevantes e complexos?
Será um ano intenso. Já saímos à frente da concorrência com o especial com candidatos presidenciáveis que estamos exibindo no programa ‘Mariana Godoy Entrevista’. Queremos repetir o sucesso dos debates municipais que fizemos ano passado com grandes parceiros como o Facebook, que pela primeira vez no Brasil se uniu a um canal de televisão nas eleições. Para a Copa do Mundo estamos preparando um material especial, passando por países que estarão no Mundial, mas de uma maneira que vai surpreender nossos telespectadores. Além disso, teremos equipes do Esporte na Rússia acompanhando jornalisticamente a Seleção Brasileira.
Acredita que o telejornalismo será determinante na escolha do próximo presidente da República?
Sem dúvida. O tempo de TV será muito importante para os candidatos. Em relação ao telejornalismo, o trabalho dos repórteres investigativos pode fazer diferença em ano eleitoral. Só espero que os grandes grupos de comunicação façam uma cobertura isenta, plural e democrática, como a nossa, na RedeTV! Quem deve escolher o candidato é o eleitor. A nossa missão é reportar os fatos.
As ‘fake news’ são uma ameaça real ao jornalismo?
Ao contrário. As ‘fake news’ nos ajudam a diferenciar quem faz jornalismo sério e de qualidade. Cada vez mais os internautas vão verificar a fonte/canal da informação para validar sua procedência. Quando eles escolherem uma notícia escrita ou veiculada pela RedeTV!, terão certeza que atrás de cada linha há jornalistas comprometidos com a verdade. Credibilidade é tudo no jornalismo. Quando se perde não dá mais para colar os caquinhos.
Quais os planos para o telejornalismo do canal em 2018?
Apostamos muito no online. Fizemos um trabalho pioneiro com uma grade de programação exclusiva para o nosso portal, diferente da veiculada na televisão. Hoje nos posicionamos como um dos maiores produtores de conteúdo do Brasil, distribuído em diferentes plataformas. Uma delas é a TV. Crescemos muito nas visualizações nas redes sociais e na distribuição de nossos vídeos no Youtube e Facebook. Disponibilizamos um estúdio para o digital e outro gigante está em construção. Nosso portal chegou esse ano a 80 milhões de ‘pageviews’/mês. É o portal de televisão que mais cresce no Brasil. Esse ano tivemos a migração do blog do Reinaldo Azevedo para o site da RedeTV!. É um dos maiores blogueiros do País. Conosco ele mais do que dobrou o número de acessos que tinha no site de &lsquo ;Veja’. Isso nos estimula a continuarmos as contratações de blogueiros, jornalistas, geeks e youtubers. Esse futuro já é presente para nós e vamos expandir!
Veja também: