The Voice, MasterChef e X Factor lideram ranking do Twitter
Três reality shows dominaram a audiência no microblog, de acordo com dados do Kantar Twitter TV Ratings, painel do Kantar Ibope Media.
Na semana de 10 a 16 de outubro, o The Voice Brasil, da Globo (no ar dia 13), gerou 131.9 mil tweets, visualizados 15 milhões de vezes durante o programa.
O segundo lugar no ranking ficou com o MasterChef Profissionais, da Band, exibido dia 11: 78.6 mil tweets e 11 milhões de views.
Medalha de bronze para a edição do dia 12 do X Factor, também na Band, com 59.5 mil tweets visualizados 5.9 milhões de vezes.
A lista das 10 atrações com maior engajamento no Twitter naquele período é completada por: X Factor Brasil (edição do dia 10), A Lei do Amor (capítulo do dia 10), Domingão do Faustão (do dia 16), A Lei do Amor (capítulo do dia 13), Esquenta (reestreia do dia 16), Pânico da Band (exibido dia 16) e Cine Belas Artes, filme 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' (no ar na madrugada do dia 16).
Nos dias em que se destacaram no Twitter, os três realities marcaram as seguintes médias no Ibope: 22 pontos (The Voice Brasil), 5 pontos (MasterChef Profissionais) e 2.3 pontos (X Factor Brasil).
Com exceção da competição musical da Globo, que é líder em seu horário, os outros dois programas realizaram uma proeza ao mobilizar tantas pessoas no microblog mesmo com audiência considerada baixa para a faixa nobre do sinal aberto.
Isso mostra o poder de influência dos formatos em fazer o telespectador-internauta interagir no Twitter. Essas atrações conseguem envolver e estimular o público que as acompanha em duas telas (geralmente TV e smartphone).
Convencer as pessoas a se manterem diante do aparelho de TV enquanto navegam no universo virtual é justamente um dos grandes desafios das emissoras.