Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

TVs precisam informar e alertar, jamais alarmar o público

Jornalismo ganha função essencial em um momento dramático como este da epidemia de coronavírus

14 mar 2020 - 18h20
(atualizado em 16/3/2020 às 16h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem liga em qualquer um dos principais canais de TV da França recebe atualização sobre os casos no País (já são mais de 3.600, com quase 80 mortes) e orientação detalhada a respeito de prevenção e tratamento.

Como é próprio da alma francesa, o coronavírus gera debates acalorados diante das câmeras. Jornalistas e especialistas em saúde defendem pontos de vista opostos ao analisar o avanço da contaminação e o que fazer para minimizar os danos na população e na economia.

Emissoras francesas promovem longos debates a respeito da prevenção e do combate ao coronavírus
Emissoras francesas promovem longos debates a respeito da prevenção e do combate ao coronavírus
Foto: Reprodução

O canal de notícias CNews, visto também em regiões da Suíça e da Bélgica onde se fala francês, presta um serviço exemplar ao informar sem apavorar. Os âncoras são realistas em relação à gravidade da epidemia, porém, não caem na armadilha de praticar sensacionalismo a fim de conquistar mais pontos de audiência. A mesma postura correta — dentro da esperada ética jornalística — se vê em outras emissoras.

Com mais pessoas recolhidas em casa, em uma espécie de toque de recolher voluntário, a televisão passa a ter papel imprescindível para combater as fake news da internet a respeito do vírus e mostrar o que as autoridades fazem para controlar a situação.

Quem sai às ruas vê uma Paris esvaziada, sem a movimentação turística habitual. Mas o parisiense se mostra indiferente ao risco: não usa máscara, não lota supermercados nem deixa de encontrar os amigos, mesmo numa tarde fria e chuvosa como a deste sábado (14). É típico do francês reagir a uma crise sem entrar em pânico.

Veja também:

Coronavírus esvazia cidade turística na Itália:
Até aulas de karatê pela internet: como é estudar na China pós-coronavírus:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade