Veja resort onde Trump quer morar; vizinhos tentam impedir
Propriedade luxuosa pode virar quartel-general da possível campanha à Presidência dos Estados Unidos em 2024
Em 20 de janeiro, Donald Trump vai deixar a Casa Branca. Nos últimos quatro anos, ele ocupou a ala residencial no segundo andar do edifício histórico de Washington. Seu novo endereço poderá ser 1.600 km ao sul, no resort Mar-a-Lago, na ilha de Palm Beach, na Flórida.
É lá onde ele pretende se refugiar dos credores, supervisionar seus múltiplos negócios e iniciar a pré-campanha à Presidência dos Estados Unidos. Derrotado pelo democrata Joe Biden, o republicano está obcecado em retomar o poder por meio das urnas em 2024.
Trump nasceu e viveu a maior parte da vida em Nova York, onde transformou a Trump Tower, na Quinta Avenida, em endereço residencial e ponto turístico. Mas desde 1985 seu lugar preferido no mundo é Mar-a-Lago, comprada por cerca de 10 milhões de dólares na época.
A mansão inaugurada em 1927 possui 126 cômodos distribuídos em quase 6 mil m² de área construída, seis quadras de tênis, campo de golfe, spa, salão de baile, academia, restaurante e duas piscinas. Está avaliada em 130 milhões de dólares, aproximadamente R$ 665 milhões.
Trump fez da propriedade um clube “ultra exclusivo” frequentado por ricos, famosos e poderosos. Foi ali onde Michael Jackson e Lisa Marie Presley, filha de Elvis, passaram a lua de mel em 1994. Nove anos depois, Trump e Melania ocuparam a suíte principal na noite de núpcias.
Mas nem tudo são flores no paraíso da Flórida. A prefeita de Palm Beach e os vizinhos de Mar-a-Lago querem impedir a mudança do futuro ex-presidente para o local, onde ele construiu uma área privativa de 300 m² para sua família. O homem mais polêmico da América é ‘persona non grata’ na região.
Ao mudar o status legal de propriedade residencial para clube particular, Trump foi obrigado pelo Conselho Municipal a aceitar algumas condições. Uma delas é que nenhum hóspede pode ficar mais de 21 dias e ninguém pode morar no resort. Essa imposição vale também para o dono do empreendimento e seus parentes.
Os advogados da prefeitura sugeriram a ele comprar outra mansão na região para servir de moradia. Contrariado, Trump insiste viver em Mar-a-Lago. Caso ele vença essa batalha, uma estrutura será montada para abrigar dezenas de agentes secretos que continuarão a fazer sua segurança após deixar a Presidência dos Estados Unidos.